Mamy Antenada: Paciência... Dá em Árvore? Onde compra?

Paciência... Dá em Árvore? Onde compra?

Paciência...
Dá em árvore? Onde vive? Se cria? O que come? rsrsrs!

O que é isso?
Segundo o dicionário Infopedia:
pa.ci.ên.ci.a
pɐˈsjẽsjɐ
nome feminino
1. capacidade de suportar contrariedades, incômodos e dificuldades com calma e tranquilidade; resignação ⟨o João tem muita paciência⟩;
2. qualidade de quem não desiste facilmente; persistência; perseverança ⟨é preciso paciência para resolver estes problemas matemáticos⟩;
3. passatempo que consiste em formar as diferentes combinações possíveis com as cartas de um ou mais baralhos;
4. CULINÁRIA biscoito redondo, achatado e de pequenas dimensões,geralmente com sabor a limão.

Desde que me tornei mãe essa é a palavra que mais ouço: Tenha Paciência!
Confesso que as vezes vejo tudo escorrer pelas mãos, feito areia ou água, sem conseguir segurar essa tal da Paciência. Seria mais fácil se se encaixasse na maternidade a definição 4 e 5 do dicionário. Pode isso produção?

Paciência é uma virtude, é o auto controle emocional, alguns nascem com mais dela, outros não... mas também é um quesito que pode ser trabalhado.



Paciência está baseada no autocontrole emocional, é a habilidade do indivíduo suportar situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. É a tolerância com os erros alheios e diante de situações indesejadas.

Nos altos e baixos da maternidade essa pitadinha extra de paciência é extremamente necessária. É o limite entre o amor e a loucura. É o que te faz parar em pensar naquela tão sonhada passagem só de ida para um paraíso no Nordeste. É o que te faz perseverar, mesmo com a incerteza  de que dará certo ou não.

Perder a Paciência é normal, até porque ela tem limite, assim como todos os sentimentos humanos. E não se culpe por isso!
Sei que sempre buscamos evoluir como pessoa, trabalhando nossas dificuldades, e como pais não é diferente. 
No exercício de sermos mais pacientes nos desafios da maternidade vale: 
- não agir com pressa: respire fundo, conte até 10, depois tome alguma atitude,
- seja atenta e cuidadosa: procure entender o que levou àquela situação,
- saiba ouvir, sentir e falar com delicadeza: sei que as vezes é necessário alguns gritos e loucuras, até para exorcizar toda a angustia dessa incerteza, mas, mais uma vez: respire fundo, conte até 10, se precisar se distancie antes de estourar. Depois retome, com mais calma, para poder entender e dialogar.

Achei uma definição muito boa de Paciência, e penso que se encaixa muito bem na maternidade:
"O ato de ser paciente é considerado uma das virtudes do Espírito Santo, de acordo com a doutrina cristã. No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas."

Então, tenhamos paciência e fé, nossos filhos vão fazer birra, manha, tentar nos tirar do sério, mas sejamos perseverantes em nosso caminho, nos ensinamentos que temos como corretos, mesmo achando que eles não estão entendendo, que não estão aprendendo, que você já falou 1000 vezes e eles insistem em fazer do jeito deles, no momento certo veremos os resultados, eles aprendem sim, eles evoluem!!

Tenhamos paciência e fé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário