Mamy Antenada: Estar Gravida do Coração - O que?!

Estar Gravida do Coração - O que?!


Provavelmente se você não faz parte do "universo" da Adoção talvez não conheça essa denominação - Grávida do Coração ou Gravidez do Coração - e claro, não o culpo por isso!!

Então te explico: A Gravidez do Coração é o período pelo qual a pessoa (solteira, casada, homem ou mulher) passa, desde a entrega dos papeis na VIJ (Vara de infância e juventude) como pretendentes à adoção, até a chegada de seu(s) filho(s) através da Adoção.

Essa é um palavra nova, que chega em boa hora! Deixamos de ser invisíveis!!

Sabemos que essa gestação é bem maior que os 9 meses da gestação biológica, com similaridades e diferenças:
- Diferenças: tempo de gestação e ausência de barriga... poucas né?!
- Similaridades: enjoo, desejo, falta de memoria, alterações no sono (as duas primeiras não tive, mas amigas gravidas do coração confessam que já tiveram!! as duas ultimas pegaram valendo nessa pessoa aqui que vos escreve!).

As alterações hormonais são bem comuns nessa fase, então não espante se tiver alguns dos sintomas relacionados acima, e você que está no circulo de convivência de uma pessoa Gravida do Coração compreenda essa fase, assim como você compreende uma Gravida Biológica! Só porque não temos barriga e um embrião não significa que essas transformações não ocorram com a gente!!

Também ficamos mais sensíveis, toda a ansiedade da espera, do andamento do processo em si, nos deixam em um estado emocional a flor da pele; dias de euforia, dias de tristeza, dias de ansiedade, dias de raiva, e assim vamos! 

Algumas de nós fazem enxoval, outras não, até por terem um perfil mais amplo de criança pretendida e não saber com que idade virá, então quando o parto ocorre é aquela correria! Uma rede de apoio é essencial nesse momento, pois os pais estarão em fase de adaptação com a criança. 

Então agora saberás o que significa quando alguém lhe falar que está Gravida do Coração! Lembre-se que é uma gravidez linda, esperada e amada como todas as outras, os pais estão em êxtase na espera pelo novo integrante da família! Por favor, não quebre esse brilho, não faça perguntas constrangedoras e preconceituosas. Foi uma escolha dessa pessoa a maneira de formar ou aumentar a família, respeite e apoie. A Adoção é uma forma igualmente legitima de constituição familiar, e linda!!

Bj Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário