Mamy Antenada: O que faz uma Doula?

O que faz uma Doula?

Olá Pessoal!

Imagem Google


Doula, uma palavra que vem tomando conta do mundo materno nos últimos tempos!
Pré e Pós Parto, gravidez biológica ou do coração, elas chegaram para auxiliar as famílias na chegada e adaptação das crianças às famílias.
A palavra Doula vem do grego e seu significado é "mulher que serve", e sua essência é de oferecer suporte afetivo, emocional e físico antes, durante e depois do parto.
A Doula auxilia a gravida durante o nascimento com informações sobre as etapas e desenvolvimento do parto, utilizam técnicas de relaxamento, massagens, respirações, exercícios e posições que facilitam o nascimento.

A presença da Doula nos partos tem trazido resultados bem especiais:
25% de redução na duração do trabalho de parto
30% de redução de analgesia peridural
40% de redução de uso de ocitocina (hormônio sintético que acelera o parto)
40% de redução do uso de fórceps
50% de redução no índice de cesarianas
60% de redução dos pedidos de analgesia peridural

Além de toda a ajuda na hora do parto, a Doula tem um papel fundamental no pós parto, ajudando a recém mamãe nos cuidados com o bebê, auxiliando com informações valiosas na amamentação, rotina e cuidados básicos, nunca esquecendo do cuidado coma mamãe que também é necessário. 

Às Gestantes do Coração vale lembrar que também é importante (se puder é claro!) a presença de uma Doula. Por mais que estejamos esperando e desejando ha tempo, o parto do coração acontece de uma hora para outra, a mudança de rotina, tanto sua quanto da criança, faz com que algumas coisas não se encaixem perfeitamente, e uma pessoa de fora com experiência (não a tia ou sogra pitaqueira) faz toda a diferença nesses "ajustes" para que as engrenagens rodem sem problemas. 

Bj Bj




Nenhum comentário:

Postar um comentário