Mamy Antenada: A Importância do Sono

A Importância do Sono


Hoje eu entendo perfeitamente o sentimento de uma criança que não conseguiu dormir direito a noite, que por algum motivo teve seu sono picado, acordou várias vezes com tosse, nariz entupido, ou simplesmente acordou por acordar e cochilou, acordou novamente e cochilou, sem ter aquelas horas de sono contínuo.
Entendo perfeitamente a sua birra, seu estresse, sua vontade de chorar, a sua vontade de ter um colo. Nada agrada, nada tá bom, pois o que você quer apenas é algumas horas daquele sono revigorante - Também tive vontade de fazer tudo isso.
Estou passando por algumas dificuldades em ter um sono contínuo e tranquilo, digo que atualmente sou o cruzamento de zumbi com urso panda, tentando descrever minhas características físicas, as vezes tenho a mesma vontade de chorar e fazer birra! Será que é a sábia natureza me preparando para a chegada dos filhos?




O sono tem as seguintes funções para nós meros mortais:

- Ele é restaurativo, como se a reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo fosse reabastecida durante o sono.

- Ele é termorregulador: o sono ajuda no controle da temperatura corporal, e a privação do sono reduz a capacidade de se regular a temperatura corporal.

- Ele ajuda na consolidação da memória e aprendizado: toda informação que recebemos no decorrer do dia, seja estudando, trabalhando ou na vida social, é consolidada no decorrer do sono. Avise seu filho que não adianta atravessar a noite estudando para fazer uma prova, pois no outro dia correrá o risco de não se lembrar bem do que estudou, pois a memória não foi consolidada adequadamente com uma boa noite de sono.

- Proporciona o repouso para o organismo: durante o sono normal ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina, resumindo: os vários sistemas descansam durante o sono. É também durante o sono que alguns hormônio atuam: a insulina que controla as taxas de glicose no sangue; a leptina e grelina, que juntos controlam o apetite; os hormônios da tireóide, corticóides produzidos pelo organismo; os hormônio do crescimento; a prolactina, que controla a produção de leite. 
A privação de sono pode ser a explicação para as pessoas que tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não crescer adequadamente, não conseguir amamentar bem, ter pressão arterial mais alta, ter maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas.

Então pessoal, se você é adulto ou criança, saibam que o SONO é muito importante, e manter hábitos saudáveis e rotinas pré sono fazem com que ele seja aproveitado melhor! Eu sei que ando falhando em algumas coisas, principalmente na falta de atividade física, talvez seja aí o problema com o meu sono. Algumas rotinas pré sono podem ajudar: esquecer os eletrônicos (isso inclui a TV para as crianças), controlar a iluminação, controlar o barulho e a decoração do quarto deve ser suave e com cores relaxantes... penso que isso irá ajudar, bem como aquele chazinho de camomila!!

Um grande beijo e bons sonhos!


Esse foi mais um texto da Blogagem Coletiva "Mentes Maternas", entao nao esqueçam de dar uma olhadinha nos Blogs:



Por Vanessa Braga
Mamãe do Raphael, também é uma profissional que deseja usar sua maternidade e profissão para trocar experiências e dicas, trazendo ferramentas para outras mamães, que assim como ela, sonham em ser uma mãe melhor a cada dia!

Por Laura Carvalho
Mãe do Jean Jr e João Felipe, tem muitas paixões e as maiores são escrever, ler, ouvir músicas, assistir filmes românticos, jogos, viajar, conversar, fazer novas amizades, comer massas, comida japonesa e chinesa e doces, principalmente muito chocolate.
Juntado seus amores e o Amor pelos filhos surgiu o Mãe de 2, que fala de mãe para mãe, conta experiências, rotinas, vida de mãe, gestação e filhos.

Psicóloga infantil, analista do comportamento e proprietária do BEM VIVER Consultório de Psicologia, em Valparaíso de Goiás. Casada com um tcheco e (ainda) sem filhos. Apaixonada pela família e pela sobrinha mais que especial Beatriz. Mora em Londres desde 2012, o seu Blog é uma maneira de sempre estar em contato com um dos grandes amores: a psicologia infantil.
Por Mariana Branco e Fabiana Fontainha
As irmãs gêmeas são jornalistas e mães de primeira viagem – a Mari é mãe da Manuela e a Fabi do Serginho. Com a chegada dos filhos, elas decidiram unir as suas paixões (jornalismo e maternidade) e botar a mão na massa para criar o próprio blog. Agora, para se tornar uma mamãe prática, cada uma divide com os leitores os erros e acertos da maternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário