Mamy Antenada: Grupo de Apoio à Adoção - O que é?!

Grupo de Apoio à Adoção - O que é?!

Olá Pessoal!

Muitas vezes a gente só venha a conhecer um Grupo de Apoio à Adoção, se por acaso, pensar em adotar uma criança, mas eles existem, e são uma importante engrenagem em todo o processo que constitui a Adoção.

Agora vou fazer uma perguntinha: Você conhece algum Grupos de Apoio à Adoção? Sabe como funcionam? Para que servem? Se tem algum na sua cidade?

Pois então, esse vai ser o tema do nosso post de hoje, pois muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem para que servem e como eles efetivamente atuam. E essa informação, não é apenas importante para quem pensa em adotar, ou está gestando o coração, é uma oportunidade de toda a sociedade se envolver com a Adoção. Todas as pessoas que sabem da importância do convívio familiar para uma criança, de alguma forma, mesmo que seja compartilhando as informações, já estão ajudando na Causa da Adoção.

Os grupos de Apoio à Adoção, na maioria das vezes, são formados por pais adotivos, que voluntariamente se unem para a divulgação da Nova Cultura da Adoção, mas estão também abertos à pessoas que se identificam com a causa, não sendo pré-requisito ser um pai adotivo ou futuro pai adotivo.
As premissas seguidas pelos Grupos de Apoio são:
- Prevenir o abandono;
- Preparar os adotantes;
- Acompanhar os pais adotivos após a adoção;
- Auxiliar na reintegração familiar;
- Conscientizar a sociedade sobre a legitimidade da família adotiva;
- Auxiliar na busca ativa de famílias para a adoção de crianças fora do comumente desejado pelos adotantes (de mais idade, com necessidades especiais ou inter-raciais).

Geralmente cada grupo tem o seu estatuto, e seus integrantes se reúnem mensalmente para conversar sobre o tema Adoção, nas suas mais diversas formas e aspetos. 
Temas como: Aspectos Legais da Adoção, Adoção Tardia e Especial, Como se preparar para a chegada do filho, A vida do casal Pós Adoção, entre outros assuntos tão importantes quanto, são levantados e tratados por especialistas e também por vivências reais dos próprios participantes. 
Os Grupos de Apoio também fazem campanhas informativas sobre Adoção, piqueniques, cafés e outros encontros de confraternização.

Vocês que me acompanham nas redes sociais viram que recentemente postei uma foto de uma reunião que tivemos para a implantação do Grupo de Apoio à Adoção no município onde moramos, Palhoça/SC. Essa é a "tchurminha" que está se movimentando para que possamos falar mais e ensinar mais sobre a Adoção. Na região da Grande Florianópolis, apenas o GEAAFA (Grupo de Estudo de Apoio à Adoção Família do Amor) é atuante; as demais cidades não possuem. O Grupo de Apoio à Adoção de Florianópolis fechou ha alguns anos, mas energias estão fazendo com que ele reavive (logo logo teremos boas notícias à respeito!!).





Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o GEAAFA, o link para o site deles é esse *AQUI*, você vai encontrar a programação dos encontros, bem como diversas outras informações sobre Adoção.
A informação é a única força do argumento, então em tudo que você for fazer, se informe!

Por Adoções legais, seguras e para sempre!

Bj Bj




Nenhum comentário:

Postar um comentário