Mamy Antenada: Exames simples para a #AvaliaçãoDaFertilidade

Exames simples para a #AvaliaçãoDaFertilidade

Olá pessoal!!

A Avaliação da Fertilidade não é nenhum bicho de sete cabeças, onde você é revirada do avesso e faz exames super caros que seu plano de saúde não cobre, ou que não esteja disponível na rede publica de saúde. Um exame simples, como a ultrassonografia transvaginal, já podem ajudar na Avaliação da Fertilidade. 




A idade ainda é um fator que pesa na hora de determinar a fertilidade de uma mulher, mas não é a única. Tudo vai depender de alguns fatores, como a reserva ovariana, uma mulher de 40 anos pode ter uma capacidade reprodutiva, maior, comparada com uma mulher de 28 anos, se a sua reserva ovariana estiver OK! Isso pode sim acontecer!
Isso faz com que a avaliação da fertilidade não seja preocupação somente para mulheres com idade superior aos 35 anos (quando a fertilidade começa a reduzir), e sim uma questão geral, para TODAS as mulheres. 

Uma simples ultrassonografia transvaginal é o começo para a Avaliação da Fertilidade. É um exame que facilmente pode ser solicitado pelo ginecologista, nas consultas regulares da mulher. 
Nessa avaliação é possível fazer a contagem dos folículos Antrais (casinhas dos óvulos) e também verificado o aspecto geral e tamanho dos ovários, quanto menos folículos, pior a reserva e ovários muito pequenos podem ser indício de fertilidade reduzida. A contagem desses folículos podem variam de ciclo para ciclo, e seu numero reduzido não significa insucesso de gravidez.

Uma Curiosidade:
Uma Mulher conta com cerca de 400 óvulos, para toda a sua vida reprodutiva, liberados pelo ovário durante a ovulação, pois a grande maioria da reserva ovariana não chega ao estágio de óvulo maduro que pode ser fecundado.

Então, os exames de ultrassonografia e o FSH são o start para a Avaliação da Fertilidade, caso algo esteja em desacordo outros exames são necessários para um diagnóstico mais conclusivo.

Nunca esqueça, a Avaliação da Fertilidade é para TODAS as MULHERES, independente de idade, que pensam em algum dia gestar. Quando nos prevenimos tudo fica mais fácil!!

Bj Bj

Não esqueça de acompanhar as informações sobre a Avaliação da Fertilidade nos outros Sites e Blogs que estão nessa Campanha: Almanaque dos PaisTrocando FraldasMãe a Flor da PeleIVI Reprodução Humana







2 comentários:

  1. Nossa que legal esse post.
    Ficou ótimo bem explicado. ..

    Beijos

    www.doidaporesmaltes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Viviane!!
      Fico feliz que tenha gostado!!!
      Um grande beijo
      Pri Aitelli

      Excluir