Mamy Antenada: #AvaliaçãodaFertilidade - A primeira etapa da Guerra contra a Infertilidade!

#AvaliaçãodaFertilidade - A primeira etapa da Guerra contra a Infertilidade!

Olá Pessoal!!

Eu, como a maioria das mulheres nos rendemos a saga da mulher contemporânea! 
Primeiro estudo, carreira, estabilidade financeira, casamento, estabilidade financeira do casal e por fim: Filhos!
Infelizmente isso leva um certo tempo...
E quando nos damos conta, já estamos com quase ou mais de 30 anos, idade onde a fertilidade da mulher começa a declinar, isso se a lista não tiver mais alguns itens para complementar. 

Aqui posso advogar em causa própria, pois aconteceu comigo, quando me senti preparada para ter filhos eu estava no segundo casamento, um pouco mais estabilizada financeiramente, mas com uma idade um pouco avançada, beirando os 30 anos. E como, o preconizado pelos médicos é a tentativa por 1 ano antes de qualquer "investigação" maior, quando comecei a fazer os exames o fator idade já começava a pesar nas minhas costas!

Comecei minhas tentativas em 2007, e de lá para cá, muita coisa mudou. Novos exames, diagnósticos e o principal - A Prevenção da Fertilidade.
Confesso que em toda a minha vida reprodutiva, desde que menstruei pela primeira vez, aos 13 anos, íamos ao Ginecologista quando estávamos namorando para ter a indicação de um anticoncepcional e após ter relações sexuais, é quase como um protesto "Não a Gravidez", anualmente, para fazer o exame para prevenção do Câncer de Colo de Útero.
Não me lembro dos meus médicos me perguntando quando eu pensaria em ter filhos; se eu estava "apta" para engravidar, se estava com meus órgãos reprodutores e hormônios em pleno funcionamento; muito menos me aconselhando que se eu quisesse ter filhos bem mais tarde, seria interessante eu "guardar" meus óvulos que estavam tinindo no ápice da minha idade reprodutiva.

É pessoal, as coisas mudaram muito durante todos esses anos, ainda bem que para melhor!!
É muito triste você ir deixando para depois o sonho de ter filhos, e quando chega o momento que você acha que será mágico e especial e você tem que travar uma grande batalha com seu corpo, com seus sentimentos, e muitas vezes não conseguir ganhar essa guerra.

Por isso a Avaliação da Fertilidade é tão importante, a mulher já faz vários exames preventivos na sua visita anual ao ginecologista, mas se acrescentar uma ultrassonografia transvaginal e um exame de sangue FSH, pode também prevenir a perda da fertilidade, pois confirmará se tudo está bem e, caso exista alguma pequena disfunção que possa afetar sua fertilidade futura, terá mais chances de superá-la tratando de forma precoce. 

Então mulheres, é hora de pensarmos em nossas filhas, sobrinhas, afilhadas, netas, vamos informa-las dessa prevenção! Em busca de uma boa saúde reprodutiva para as nossa "meninas"!


Bj Bj



Nenhum comentário:

Postar um comentário