Mamy Antenada: Doenças Respiratórias - Gripe, vamos combate-la!

Doenças Respiratórias - Gripe, vamos combate-la!

Olá Pessoal!!

"I see sick people!! Where? Everywhere!"
Não poderia perder o trocadilho... "I see dead people", pois é assim que ficamos quando pegamos aquela gripe, mortos com farofa!
Com o frio chegando, a troca de estação e temperatura fazem com que mais pessoas adoeçam, por estarem pouco agasalhadas, tomarem aquela chuva no final do dia (meu caso ontem), ficar em lugares muito fechados (escritório, casa, ônibus - mais uma vez meu caso ontem, metro, etc, etc.), o que faz esse vírus circular com mais facilidade e atingir mais pessoas!



Quem é ele?! O vírus da Gripe, o Influenza.
Esse vírus causa infecção respiratória, uma doença altamente contagiosa, de fácil transmissão de uma pessoa para a outra. Ela se dispersa quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, as gotículas com o vírus ficam no ar por tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa, aí pá... gripe. Mas a maior preocupação é que a gripe diminui a resistência do organismo à outras infecções, facilitando assim a instalação de bactérias que podem causar pneumonias, otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.

Os sintomas da gripe aparecem entre 1 e 7 dias após a infecção e costumam ser mais acentuados nos primeiros 3 dias, são eles: febre, que pode ser alta; calafrios, dor de cabeça e dor no corpo, mal estar, tosse, congestão nasal, irritação na garganta e fraqueza. Eles podem levar a pessoa a faltar ao trabalho ou à escola e não ter ânimo para exercer suas atividades, derruba mesmo.

A gente acha que não, mas a gripe é uma doença perigosa. De 10 a 20% da população mundial é infectada pelo vírus influenza todos os anos, resultando em mais de 3 milhões de casos graves e em 500 mil mortes. 

Mas é possível se prevenir da gripe, através da vacinação. 
Desde o dia 04 de maio os postos de Saúde estão fazendo a vacinação do Grupo de Risco, e a Campanha de Vacinação irá até dia 22 de maio. Quem são as pessoas desse Grupo: 
Idosos com 60 anos ou mais;
Gestantes;
Mulheres com até 45 dias após o parto;
Crianças de 6 meses até 5 anos de idade;
Doentes Crônicos - Diabéticos, cardiopatas, pessoas com problemas pulmonares como asma ou bronquite, pessoas com câncer ou com pressão alta;
Trabalhadores do Serviço de Saúde;
População Indígena.

Essas são as pessoas que receberão a vacina gratuitamente. 
Quem quiser se imunizar e não está no grupo de risco pode procurar a rede particular de saúde.
A vacina é produzida com fragmentos virais inativados e purificados e não existe risco de pegar gripe através da vacina. Ela imuniza para 3 tipos de vírus Influenza, os 3 principais em circulação, levando em média 10 a 14 dias para estar protegido, por isto, caso haja manifestação de alguns sintomas característicos da gripe alguns dias após a vacinação, isto pode significar que o vírus já se encontrava incubado ou que estes sintomas foram ocasionados por outro tipo de vírus.

LEMBRANDO: Pessoas alérgicas à proteína do ovo não poderão tomar a vacina, pois há albumina na sua composição, o que pode levar a reações alérgicas

Vamos nos prevenir!
Vamos nos Vacinar!
Vacinar quem amamos!


video
Vamos combater a Gripe!!


Bj Bj


















Nenhum comentário:

Postar um comentário