Mamy Antenada: Encontro de Mentes Maternas - Como incluir as crianças nos afazeres da casa!

Encontro de Mentes Maternas - Como incluir as crianças nos afazeres da casa!

Olá Pessoal!!

Hoje tenho uma GRANDE (merece as letras garrafais!) Novidade!!!
Estou muito feliz  em fazer parte, a partir de hoje, do Mentes Maternas, que é o Encontro de 4 mulheres: 2 mamães e 1 Gestante do Coração (eu) e 1 Tia Babona e Psicologa Infantil, para uma Blogagem Coletiva. 
Vamos postar em nossos Blogs, num determinado dia sobre o mesmo tema, opiniões iguais ou diferentes, várias perspectivas sobre o mesmo assunto, com muito respeito e olhar para outro.
O Tema escolhido para o nosso primeiro Encontro do Mentes Maternas foi: Como incluir as Crianças nos afazeres do lar.

Minha opinião bem clara e sincera sobre o assunto é: Filho pode e deve ajudar nos afazeres do lar.
Desde pequena fui incluída nos afazeres da casa pela minha mãe, que naquele período de nossas vidas, decidiu dedicar-se exclusivamente à nós (eu, mana e pai) e à casa. Eram tarefas simples e adequadas à nossa idade, eu e minha irmã temos 4 anos de diferença de idade, eu como mais velha tinha funções diferenciadas e mais responsabilidades. Nós duas crescemos fortes e saudáveis e não morremos por termos ajudado, muito pelo contrário, aprendemos a trabalhar em conjunto, a ter responsabilidade; mas claro, as vezes tinham algumas manhas e birras, choros para não fazer tal coisa, mas no final, regra era regra e o que era estabelecido com a minha mãe no começo tinha que ser cumprido.

Toda essa inclusão das crianças nas atividades do lar são excelentes maneiras de criar vínculo com os filhos, criar um sentimento de responsabilidade e cooperação, estabelecer hábitos e compromissos.

Mas não queira que de uma hora para outra isso aconteça, e não sonhe que vai ser as mil maravilhas. Lembro-mo muito bem da minha irmã chorando e dizendo: "Eu não quero lavar a Louçaaaa aaa aaa!"
Muita conversa e paciência nessa hora é fundamental para explicar que todos os membros da família devem trabalhar juntos para que tudo no lar funcione, inclusive o filhote.
As regras e responsabilidades devem estar estabelecidas desde, e a medida que o filhote vá somando idade elas podem ser aumentadas. 
Por exemplo:
Aos 2 ou 3 anos seu filho pode ajudar a guardar os brinquedos; aos 4 ou 5 pode arrumar cama, esvaziar as lixeiras, regar as flores; aos 6 ou 7 pode tirar o pó, colocar a mesa para as refeições, manter quarto arrumado, preparar seu lanche, atender ao telefone, secar a louça e guardar; aos 8 ou 9 anos pode lavar louça, guardar as compras, ajudar nas refeições (mas com a supervisão de um adulto), dobrar e guardar roupa. A partir dos 10 anos a criança  ajudar na limpeza de banheiro, ajudar a lavar o carro, preparar simples refeições, trocar a roupa de cama, separar a roupa para lavar.

Existem milhares de outras atividades da casa que pode ser incluída a criança, mas sempre lembre de ensinar seu filho a fazer cada tarefa, e que elas sejam feitas uma de cada vez, para que não haja confusão e ele não consiga terminar e no final tenha um sentimento de frustração. Então é legal dividir a tarefa em partes, exemplo: quando forem limpar o quarto, não diga apenas "limpe seu quarto", especifique o que você quer que ele faça: tire o pó, guarde os brinquedos, faça a cama. 

Você pode estabelecer um quadro de rotinas ou um mural de tarefas para ajudar a lembrar das tarefas domésticas, cobrar a responsabilidade em faze-las, e claro, parabeniza-lo por ter cumprido. Quem não gosta de um elogio né gente?!

Achei esse na BBDU (não é publipost, apenas achei legal), é um quadro de conquistas.


Mas você pode montar um com seu filhote, você encontra o PAP desse mural aqui em baixo no BoniFrati, para saber como fazer e montar é só clicar AQUI.



Aqui em casa, quando os filhotes vierem, pretendo inclui-los em todas as atividades da casa, certa de que estarei proporcionando um aprendizado correto à eles, regras à serem cumpridas, trabalho em conjunto e responsabilidade.

E você que tem uma Mente Materna (com filhos ou mesmo ainda sem te-los) pode participar dessa turma lendo os textos dos blogs participantes e interagindo conosco aqui nos comentários!!!

Bj Bj 

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva, não esqueçam de ver os demais posts das outras participantes!

Por Vanessa Braga
Mamãe do Raphael, também é uma profissional que deseja usar sua maternidade e profissão para trocar experiências e dicas, trazendo ferramentas para outras mamães, que assim como ela, sonham em ser uma mãe melhor a cada dia!
Link para o postAQUI

Por Laura Carvalho
Mãe do Jean Jr e João Felipe, tem muitas paixões e as maiores são escrever, ler, ouvir músicas, assistir filmes românticos, jogos, viajar, conversar, fazer novas amizades, comer massas, comida japonesa e chinesa e doces, principalmente muito chocolate.
Juntado seus amores e o Amor pelos filhos surgiu o Mãe de 2, que fala de mãe para mãe, conta experiências, rotinas, vida de mãe, gestação e filhos.
Link para o post: AQUI


Psicóloga infantil, analista do comportamento e proprietária do BEM VIVER Consultório de Psicologia, em Valparaíso de Goiás. Casada com um tcheco e (ainda) sem filhos. Apaixonada pela família e pela sobrinha mais que especial Beatriz. Mora em Londres desde 2012, o seu Blog é uma maneira de sempre estar em contato com um dos grandes amores: a psicologia infantil.
Link para o post: AQUI
 

4 comentários:

  1. Amiga aqui em casa to indo bem devagar
    e com calma e acha paciência viu
    todo dia falando as coisas
    que tem que fazer
    não posso desistir

    Linda Noite!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nannda!!
      Pois é amiga, com calma você vai envolvendo as crianças nos afazeres!!
      Aos poucos elas vão se familiarizando com as tarefas e fazem como se fosse brincar!!
      Bjuuuus lindona e sorte aí!!
      Pri

      Excluir
  2. Incluir as crianças nas tarefas domésticas não é nada fácil, mas vamos combinar, quem é que ama arrumar a casa? difícil...rsrsrs
    Entretanto, começando desde cedo fica mais fácil! Adorei o texto e estou amando fazer parte do #EncontroDeMentesMaternas.
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Letícia!!
      Pois é, quem gosta né?! hehe, mas com o esforço de todos a coisa fica mais facil!!
      Amando também, gratidão imensa em poder fazer parte dessa turma!!
      Bjus!
      Pri

      Excluir