Mamy Antenada: Dica do Especialista: Banho do Bebê, Uma festa!

Dica do Especialista: Banho do Bebê, Uma festa!

Olá!!

Hoje é dia de Dica do Especialista!
A parceira do Blog, a enfermeira e Consultora Pós Parto, Carina Janesh vai nos falar de um momento muito importante do dia do bebê, e das mamys também - O Banho - que pode ser um momento muito #tenso para mães e bebês, ou um momento muito #prazeroso. Ficamos com a segunda opção, não é?!
   

Após o parto e saída da maternidade chegamos em casa e nos damos conta que tudo agora é com a gente, todas as ações e responsabilidades. 

Hoje em especial quero conversar sobre o banho do bebê, um ato que faz parte da nossa rotina, é um momento importante de interação entre pais e bebês, estímulo da criança, brincadeira e que vamos fazê-lo todo dia. As primeiras vezes são mais difíceis, quando temos nos braços o bebezinho pequeno, frágil e todo molinho, o que gera muita ansiedade e medo e ainda para "ajudar" é normalmente neste momento que a criança começa a chorar: pela queda de temperatura, por se sentir muito solta, o que faz com que não se sinta segura e também porque nesta fase quando acorda quer mamar.

Então é hora de organizar o banho e fazer com que seja tranquilo, seguro e rápido.
1- Arrume toda a roupa e o ambiente:
- Toalha;
- Toalha fralda;
- Sabonete próprio para pele do bebê;
- Shampoo próprio para bebê;
- Hidratante Corporal;
- Fraldinha ou gaze para higiene oral;
- Pomada assadura;
- Algodão;
- Álcool 70%;
- Cotonete;
- Pente;
- Roupinha;
- Manta;
- Meia;
- Sapatinho;
- Luvinha(para o bebê);
- Feche bem portas e janelas;
- Aquecedor (inverno);
- Retire anéis, pulseiras, relógios;
- Lave bem as mãos e antebraços.

2- Prepare a água:

- Coloque aguá até a metade da banheira, conforme o tamanho do seu bebê, a banheira não precisa estar cheia;
- Cuide da temperatura da água em torno de 37ºC, que pode ser verificado através dos termômetros próprios para banheira, ou mesmo com a região do antebraço ou dorso das mãos. Ela tem que ser sentida morna, ou seja uma temperatura gostosa para que a criança possa aproveitar o banho e relaxar.

3- Higiene Oral: 

- Esta pode ser feita antes do banho quando a criança ainda não está tão faminta, ou após o banho quando a criança já está vestida e quentinha.
- Aguá filtrada, pois a criança pode acabar engolindo algo;
- Fraldinha ou gaze;
- Molha-se a fraldinha/gaze na água e massageia a boca da criança: gengiva, bochecha e língua, as crianças em geral adoram é um estímulo para alimentação, retira resíduos da amamentação.

4- Iniciando o Banho:

- Retira-se o Macacão, a roupinha de baixo e pode-se deixar neste momento a fralda, pois muitas crianças podem urinar ou evacuar enquanto se lava a cabecinha;
- Enrola-se o bebê na toalha e segurando-o com o braço esquerdo por baixo das costas, com ele virado para você, a mão apoiando a cabecinha e os dedos da mão esquerda segurando os ouvidinhos(se conseguir);
- Lava-se primeiro o rosto só com água e depois lava-se a cabeça com o shampoo, com o cuidado de não deixar entrar água nos ouvidos;
- Secar bem o rostinho e a cabecinha do bebê com a tolha fralda, não esquecendo de secar atrás do ouvido.


Algumas pessoas preferem lavar o rosto e cabeça , mesmo nos primeiros dias com o bebê já dentro da banheira, neste caso retire a fralda antes e tenha um cuidado maior de não cair shampoo nos olhos (mesmo os "sem lágrimas"), estamos falando de recém nascido.


Eu pessoalmente prefiro a primeira forma, pois ao lavar a cabeça antes de colocar a criança na água evitamos deixar o bebê muito tempo com a cabeça molhada fora da banheira.

5- Chegou a hora: Vamos tomar Banho !

- Retira-se a fraldinha, com algodão molhado se retira o excesso de urina e fezes se tiver feito algo e vamos para a banheira;
- Na banheira segura-se a criança com braço esquerdo a mão esquerda segurando a região abaixo do braço esquerdo do bebê e o antebraço apoia as costinhas;
- Agora sim lavar bem todo o corpo com o sabonetinho: cada dobrinha, pescoço, braços, as dobrinhas que se formam nos pulsos e pernas, a axila e a área genital, retirando toda sujidade;
- Virar o bebê de bruços, apoiando-o pelo peito em seu antebraço e sua mão esquerda segurando o bracinho esquerdo do bebê. A maioria dos bebês se acalmam nesta posição, cuidado para não abaixar de mais o braço, para que não coloque seu rostinho na água.
- Desvira-se a criança e pronto. Agora é só retirar da banheira, enrolar na toalha e começar a vestir. 


6 - Arrumando seu Bebê:

- Primeiro coloca-se a pomada e a fralda;
- Inicia-se vestindo a criança de cima para baixo (aquecendo primeiro o peito) e claro retirando a toalha úmida que estava por baixo;
- Não esqueça do cuidado com o cordão umbilical, seque bem e coloque álcool 70%, como já conversamos em outro post(Cordão Umbilical, O que faço com ele?);
- Terminado de vestir, limpeza do ouvido, nariz, pentinho no cabelo e pronto.

Agora Seu Filho está limpinho e cheirosinho! Prontinho para Mamar!

Apenas não esqueça : Se usou o aquecedor, desligue ele após vestir a criança e aguarde a temperatura ficar natural antes de sair do quarto, para que a criança não sinta a quebra da temperatura em seu corpo.

Assim falando, ou melhor escrevendo, parece muita coisa e que vai levar um tempão, mas não, com o tempo a organização, a segurança vai aumentando e acaba tudo entrando na rotina. O tempo do banho propriamente dito para o bebê deve ser em média 5 minutos, é realmente isso o que acontece quando você se acostuma. O que demora mais é a preparação.

Lembretes:
- A banheira tem que ser de uso exclusivo do bebê;
- Limpar a banheira após cada banho, com detergente(ajuda a remover gordura e sujidades) uma esponja e água;
- O banho nesta fase serve para retirar o suor, proporcionar relaxamento e principalmente ser um momento de alegria, brincadeira, envolvimento e vínculo dos pais com seu filho.

Agora é só aproveitar todos estes momentos únicos com seu bebê.

Abraços Carina."




Carina De Luca Janesch 

Enfermeira- Consultora Pós Parto



2 comentários:

  1. Ótimas dicas....eu ainda não tenho filhos, mas sempre penso como será na hora do banho quando eles meuilho tiver recém nascido...eles parecem tão frágeis que dá medo de machucar!
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Leticia!!
      Também tenho medo, e nem sei com que idade virão meus filhotes, vai que já grandinhos que sabem tomar banho sozinhos, hehe!!
      Mas sei que algumas mães passam o maior sufoco na hora do banho, o que é para ser um momento mãe e filho passa a ser um pesadelo!!
      Por isso as dicas da consultora pós parto é super super!!!
      Bj Bj
      Pri

      Excluir