Mamy Antenada: Gravidez e Sono - Da sonolência à insônia!

Gravidez e Sono - Da sonolência à insônia!

Uma das suspeitas de que a mulher possa estar gravida é o desejo constante de dormir a todo o momento, isso se dá pelo aumento da progesterona que estão a toda desde os primeiros dias de gravidez. Mas essa sensação não será constante durante todo os 9 meses, pois da mesma maneira que os hormônios provocam a sonolência no primeiro trimestre, a vontade de urinar, acidez no estomago e os movimentos fetais a partir do segundo, podem iniciar uma guerra contra o descanso noturno.
Descansar é tão importante quanto ter uma alimentação e hábitos saudáveis, o que se torna difícil pois toda gestante tem suas obrigações e o tempo ocupado com o trabalho e a família.
Segundo a Dr. Rocha, "A impossibilidade de descansar afeta diretamente a capacidade de concentração, o humor e a vida em geral. Além disso, muitas gestantes se sentem angustia por não serem compreendidas ao sentir um sono constante. Por isso é muito importante que tanto o casal como a família favoreçam o descanso da futura mamãe, porque são para o beneficio do bebê".

Mas nem tudo que acontece no período da gestação é sono, a outra cara da moeda é a insônia, o que acontece quando as mudanças físicas são maiores que a os efeitos da progesterona, que acontece geralmente no final do segundo trimestre. 
Posição de dormir, levantadas frequentes para urinar, inquietação do bebê, são as queixas mais frequentes das futuras mamães, além é claro do nervosismo das mamães de primeira viagem.

Um bom aliado ao descanso pode ser a atividade física, que ajuda a liberar o estresse e a conciliar melhor o sono. Jantar cedo e urinar antes de dormir não hábitos inquestionáveis. Mas existe uma coisa que a gravida não pode esquecer, e isso deve ser mantido apesar de todos os obstáculos: Manter o pensamento positivo sobre o bebê que em breve estará em seus braços e tudo ficará bem.

Com que uma Gravida sonha?
A gravidez proporciona alguns poderes curiosos. A futura mamãe é capaz de sonhar acordada. Quando isso ocorre leva o nome de fantasia e costumam estar relacionadas com a nova condição de mãe e toda a responsabilidade que esta posição exige.
Essas fantasias as vezes são repetidas durante o sonho, e as vezes em forma de pesadelos onde vive situações onde não é capaz de ser uma "boa mãe", esquecendo coisas básicas como amamentar e inclusive perdendo a criança em qualquer lugar.
A sexualidade é outro tema constante nos sonhos durante o período de gestação. Por motivos puramente hormonais a mulher está mais predisposta ao sexo, o que é refletido em seus sonhos.

Conselhos para dormir melhor:
- Pouco ou nada de cafeína;
- Jantar cedo, dando tempo para o organismo fazer a digestão;
- Chá de Camomila depois do jantar para aquecer o corpo e favorecer o descanso;
- Urinar antes de dormir, evitando assim ir muitas vezes no banheiro;
- Deitar virada para o lado esquerdo para não pressionar a veia cava.




Esse foi mais um texto da nosso parceiro IVI Reprodução Humana. Revista Nº 01 - Julho 2014.

Sobre o IVI
Com sede em Valência, na Espanha, o instituto iniciou suas atividades em 1990. Possui 23 clínicas, em 7 países e é líder europeu em medicina reprodutiva.
Desde 2010 está no Brasil, em Salvador, e desde 2012 em São Paulo. Em ambas as ocasiões, através de parcerias com especialistas já consagradas no país (respectivamente Dra. Genevieve Coelho e Dra. Silvana Chedid). Com a chegada do IVI ao país, chegam também novas técnicas para o tratamento da infertilidade no Brasil, como a vitrificação de óvulos, o diagnóstico genético pré-implantacional e a embrioscopia.


Mais informações
IVI: Salvador (71) 3014-9999; São Paulo (11) 3266 7733
Sirlene Zamboni Cervera: 11 9418 9484
sirlene.cervera@ivi.es

*Esse texto não é um publieditorial. É apenas um texto de parceiros que acompanho e gosto* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário