Mamy Antenada: Atividades para Desenvolver a Motricidade das Crianças!

Atividades para Desenvolver a Motricidade das Crianças!

Olá Pessoal

Toda a criança precisa ser estimulada desde cedo, em casa e na escola, mesmo que involuntariamente, pois no simples gesto de pegar um brinquedo a criança já está desenvolvendo essa habilidade.

A importância do desenvolvimento motor será observado na fase de alfabetização, mas deve começar muito antes, sendo estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.

Então aqui vão algumas atividades que a criança pode fazer, brincando, e desenvolver a motricidade fina.

1- Aqui você precisa de uma forma de cupcake ou potinhos pequenos e balinhas ou chocolates coloridos (a festa vai ser grande!!!). O intuito é pegar as balinhas ou chocolates e colocar, por cor, nos potinhos.



2. Aqui você vai precisar de uma almofada, botões e feltro. Pregue os botões na almofada e faça cortes nos pedaços de feltro (que podem ser cortados em diversos formatos). A criança terá que "abotoar" o feltro nos botões da almofada. 


3. Você vai precisar de: pecas, bolinhas de gude ou quilicas (não sei como é chamado aí na sua cidade essas esferas de vidro, hehe, eu conheço por peca!), uma colher ou conchinha e uma espuma, ou também pode ser potinhos plásticos. A criança terá que tirar a bolinha de gude do pote maior, com a conchinha, e colocar na espuma, ou potes menores.


3. Pegar os brinquedos com o pegador de macarrão, ou de salada é desenvolver a motricidade fina da criança! Super simples e fácil de propor essa brincadeira!!


4- Aqui a criança terá que utilizar a massinha para escrever o nome de alguém ou de alguma coisa.


5- Além de alfabetizar a motricidade será desenvolvida no simples apertar o grampo de roupa e colocar na letra correspondente.


6- Quem nunca brincou de colocar um clips dentro do outro?


7- Você vai precisar de cola, papel e botões, e as crianças estarão desenvolvendo suas habilidades motoras no pinçar os botões e colar no papel!
 

8- Pinçar os pompons do pote grande e colocar no pote pequeno fará com que o filhote desenvolva suas habilidades motoras.


Sempre é legal variar a "brincadeira" para que não se torne cansativa e a criança perca o interesse no brincar!!

Então bora propor uma nova atividade para a criançada!

Bj Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário