Mamy Antenada: Adoção - Como sofri com o descaso por profissionais do Fórum!

Adoção - Como sofri com o descaso por profissionais do Fórum!

Olá!

Ontem tive uma experiência muito ruim na minha Gestação do Coração, e escrevo esse post para que as pessoas fiquem informadas sobre o descaso com que a Adoção é tratada.

Como todos sabem, somos pretendentes a pais adotivos, estamos gestando o nosso coração ha exatamente 2 anos e 11 anos, quando entramos com todos os papeis necessários no Fórum de Florianópolis, e em dezembro de 2014 saiu a sentença favorável para que nosso nome fosse adicionado ao CNA (Cadastro Nacional de Adoção).
O começo do descaso com que a Adoção é tratada no nosso país começa aí, não temos profissionais suficientes nos Fóruns e Comarcas para que os processos sejam analisados e realizados os estudos necessários, fazendo com que os processos fiquem parados ou andem a passo de tartaruga.

Durante o processo de habilitação informei que mudaria de cidade e perguntei se isso influenciaria no processo, a assistente social informou que teria que mover meu processo para a cidade de residencia, e que quando a mudança se concretizasse que eu procurasse informação a respeito. E foi o que fiz na tarde de ontem, e mais uma vez levei um balde de água fria e vi o descaso com que a Adoção é tratada "nessas bandas de cá"!

Liguei na segunda feira informando a situação e perguntando se precisaria agendar para conversar com a assistente social e sanar as minhas duvidas sobre a movimentação do processo, e me informaram que não precisava, que eu poderia ir a qualquer horário (de funcionamento do fórum). 
E foi o que fiz ontem, saí de casa bela e formosa para dar mais um passo na busca por ser mãe.
E me decepcionei com a forma como fui tratada que não consigo nem expressar. 
Cheguei a sala das Assistentes Sociais, me identifiquei, expliquei que eu queria falar com a assistente social para buscar informação de como mover meu processo para aquele Fórum, já que tinha me mudado. A secretária perguntou se eu queria sentar, e assim o fiz, até ela falar (de porta aberta) com a assistente que estava em umas das salas, e a assistente social já falava alto para que nem precisasse me atender, nem olhar na minha cara. 
Palavras dela, assistente social, que eu nem sei quem é, pois não me chamou para entrar em sua sala, e sinceramente, agora não faço questão de conhecer:
- Não precisa mover o processo pra cá, deixa lá mesmo, se mover vai ter que começar do zero aqui!
Senti um tom de voz assim: 
- Não move "isso" pra cá não, teremos mais trabalho, deixa quietinho lá, se quiser mover você é que vai se ferrar, vai demorar mais ainda!!
Uma outra assistente social gritou de outra sala: É melhor ela perguntar lá no Fórum de Florianópolis, o processo dela não é de lá...
Senti um tom:
- O "problema" é de lá, eles que resolvam por lá!

A pergunta que eu faço aqui, que também fiz lá:
-Todo o processo de habilitação de pais adotivos e procedimentos de tramitação de processos de adoção não padronizados? As informações e ações não deveriam ser uniformizadas? Como é que numa comarca é de um jeito e em outra é de outro jeito? 

A secretária, meio sem jeito com os meus questionamentos, solicitou o meu numero de telefone para que posteriormente me ligassem com a informação, o dei sem muita vontade, de tanta tristeza que me consumia naquele momento, e um pouco de raiva, não gosto desse sentimento, mas confesso que ele começava a crescer dentro de mim!!

Fui pro carro e gravei esse Vídeo...



Gostaria muito que a Adoção fosse tratada de uma outra forma aqui no nosso país, sem esse descaso, como se fosse uma forma "de segunda" para a constituição de uma família, que pensasse que há uma família gestando essa criança que já nasceu, que fossemos tratados com respeito, com informações corretas.



11 comentários:

  1. Ai Pri o caso é serio, pessoas
    despreparadas em cargos e profissões
    que não podem ter e mesmo preparados e
    que fazer seu papel mal feito aff
    mais Deus é nosso Pai e está no controle
    de tudo e Ele está agindo a nosso favor

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nanda, um assunto tão sério sendo tratado dessa maneira!!
      Mas Deus nos fortalece para que possamos lutar por aquilo que acreditamos!
      Um grande beijo
      Pri

      Excluir
  2. Querida Pri, muito triste essa realidade. É triste perceber que o dinheiro público não tem sido bem administrado. Mais triste ainda é constatar que profissionais que deveriam zelar pela infância e juventude tratam crianças e famílias gestantes do coração apenas como mais um processo que está dando trabalho. Mas não desanime querida, precisamos revolucionar o sistema pra que cada criança viva com a sua família. Continua firme que logo logo vc entra em trabalho de parto. Bjooo Lu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Precisamos revolucionar sim!! Pelas crianças, pelas famílias gestantes do coração!
      Bjusss
      Pri

      Excluir
  3. Força Priscilla!!! Deus te abençoe nesta caminhada...Abraços carinhosos de quem esperou 4 anos na fila, sei que não é fácil. Luciane Reinke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciane!!
      Sei que toda é luta é compensada quando temos nossos filhotes nos braços!!
      Bj Bj
      Pri

      Excluir
  4. Força Priscila!!! Deus te abençoe nesta caminhada. O nosso demorou 4 anos para nascer, mas tenha a certeza que nasce. Abraços carinhosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Luciane!!
      Sei que esse parto será lindo!!
      Bjus
      Pri

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho Luciane!!
      Sei que esse parto será lindo!!
      Bjus
      Pri

      Excluir
  5. Priscilla, conte com meu apoio! Sou Taci do blog Maternidade Sonhada, se você quiser posso difundir esse seu desabafo também por lá através do face e IG para "gritarmos" juntas contra esse absurdo fora do comum! De um lado casais muitas vezes dilacerados emocionalmente e do outro crianças crescendo em abrigos sem ter direito a um lar. Verdadeiro absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci!!
      Obrigada por todo o carinho e atenção!! Temos que "gritar" aos 7 ventos que a Adoção é sim uma forma de constituir uma família, tão digna e legitima quanto qualquer outra!!
      Precisamos de pessoas preparadas para juntar crianças precisando de amor e cuidado e pessoas, aqui incluo casais, não importando o genero que são compostos, e também pessoas solteiras, que também podem constituir uma família!!
      Obrigada pelo o apoio e por divulgar a causa!!
      Bj Bj
      Pri

      Excluir