Mamy Antenada: Material Escolar - O que pode ser pedido e Dicas de Economia!

Material Escolar - O que pode ser pedido e Dicas de Economia!

Olá Pessoal!!

Sei que o post de economia e reorganização financeira já foi essa semana, maaaas economizar sempre é bom né, quem não gosta que sobre dinheiro no final do mês?!
Então, vamos a lição de economia de todo o começo de ano: Como economizar na compra do Material Escolar das Crianças?



Você recebeu aquela lista imeeeeeensa de coisas para comprar e se pergunta: Como um "tisquinho" desse pode usar tudo isso durante um ano? 
Saiba que algumas coisas não podem ser solicitadas pela escola para serem compradas pelos pais, só podem solicitar produtos que sejam utilizados individualmente pelo aluno, e sem a exigência de marca. Solicitar material de uso coletivo está PROIBIDO e deve ser denunciado ao Procon.

Itens que não podem ser pedidos na matrícula:

1. Álcool hidrogenado
2. Algodão
3. Bolas de sopro
4. Canetas para lousa
5. Copos descartáveis
6. Cordão
7. Creme dental
8. Disquetes
9. Elastex
10. Esponja para pratos
11. Estêncil a álcool e óleo
12. Fita para impressora
13. Fitas decorativas
14. Fitilhos
15. Giz branco e colorido
16. Grampeador
17. Grampos para grampeador
18. Lenços descartáveis
19. Medicamentos
20. Papel higiênico
21. Papel convite
22. Papel ofício colorido
23. Papel ofício (230 x 330)
24. Papel para impressoras
25. Papel para copiadoras
26. Papel de enrolar balas
27. Pegador de roupas
28. Pincéis para Quadro
29. Plásticos para classificador
30. Pratos descartáveis
31. Sabonetes
32. Talheres descartáveis
33. TNT (tecido não tecido)
34. Tonner

Além dessa lista enorme de coisas que não podem ser pedidas pelas escolas, há outras dicas para economizar na hora da compra do material escolar:

1) Reutilizar e Reciclar: Antes de ir às compras, veja se sobrou algo do ano passado que ainda possa ser usado. Tenha um papo com o filhote, e explique que não é necessário ter tudo novinho a cada início de ano. É uma ótima lição de economia, explique que fazendo isso sobra dinheiro para outras coisas, e reutilizar artigos poupa os recursos da natureza. 

2) Procure os pais de colegas de aula e os vizinhos de condomínio. Às vezes, é possível trocar ou comprar livros didáticos já usados uns dos outros (claro, verifique se é o exemplar que foi recomendado pela escola).

3) Na mesma linha da amizade, junte pais dos colegas para fazer compras coletivas, podem render um bom desconto no montante final! 

4) Seria interessante ter comprado o material no final do ano passado, nas se isso não deu, compre o quanto antes, para aproveitar o estoque atual. Não deixe as compras para a última hora, os estoques podem acabar. 

5) CLARO: Não deixe de pesquisar o preço, pode existir uma diferença absurda entre as lojas. 

6) Tente pagar à vista. Se não der, parcele de maneira que não afete o orçamento. Lembre-se que se cair no cheque especial ou no parcelamento rotativo do cartão de crédito os juros são gigantescos! 

7) Se não encontrar disponível todos os livros didáticos, já os deixe reservado, para aproveitar o preço. 

8) FOCO (já dizia o meu pai, hehe) não caia na tentação de comprar o que não for usar. Coisinhas bonitinhas e cheia de frufrus geralmente são mais caras, e vamos combinar né gente, como tem variedade de coisa!! Se a gente já fica louca numa papelaria, imagina uma criança?! Então se puder, deixe-as em casa e vá sozinha para essa compra, pois eles sempre irão se encantar pelos produtos do momento (que são mais caros!), do bichinho ou desenho do momento.

9) Se estiver muito pesado para o bolso a compra de todo o material escolar, uma das estratégias é se abastecer só para o primeiro semestre, e aos poucos vá fazendo a compra dos demais produtos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário