Mamy Antenada: Inseminação Artificial - IA, como funciona?

Inseminação Artificial - IA, como funciona?

Olá Pessoal!!

Como na semana passada eu postei aqui um resumex da minha vida, de todos os processos pelo qual passei na tentativa de engravidar, resolvi fazer "subposts" daquele texto explicando cada um dos processos: Inseminação Artificial (IA), Fertilização in Vitro (FIV) e a Vacina do Papai (Vacina com Leucócitos Paternos). 
Espero que ajude alguém que possa estar passando pela mesma situação que eu passei ha alguns anos atras.

Então vou começa com a Minha Aventura, ou Aventuras na Inseminação Artificial! Eu passei por 4 procedimentos de IA, com 2 médicos diferentes, e posso dizer que todos eles foram peculiares, tiveram suas características próprias e únicas!

Primeiro vou dizer pra vocês, que ainda não entraram nesse mundo da Reprodução Assistida, que a Inseminação Artificial (IA) é diferente da Fertilização in Vitro (FIV).

A primeira diferença é no protocolo de medicamentos, na IA ele é mais brando, para que a mulher não faça muitos folículos, pois a gestação de múltiplos torna-se uma gestação de alto risco. Então nesse procedimento é ideal a mulher fazer de 2 a 3 folículos no máximo.
Folículo = "casinha do óvulo"
A segunda diferença é que a junção do óvulo e o espermatozoide ocorre dentro no corpo da mulher, claro, com a ajuda de um cateter para introduzir o espermatozoide já lá no colo do útero, na hora certa em que o folículo libera o óvulo.

Agora vou "esmiuçar" o processo...

Tudo começa no primeiro dia do ciclo, a menstruação desceu e você marca com o médico que fará o procedimento a sua primeira, de muitas, Ultrasonografia (US). Nela o médico examinará para ver se os ovários estão bem, sem cistos, e verificará o útero também! E você sairá do consultório com uma listinha "básica" de medicamentos que terá que utilizar nos próximos dias, esses medicamentos irão estimular seu ovário a recrutar os folículos, e também já saberá quando terá que voltar para a próxima US. 
Na próxima US você já saberá quantos folículos seu organismo recrutou, e tomará mais medicamentos para eles crescerem lindos e maravilhosos. Esse acompanhamento do crescimento deles é muito importante, e é feito diariamente, ou pelo menos dia sim dia não. 
Eles terão que chegar a um tamanho mínimo para que possa passar para a próxima etapa, o rompimento dos folículos e a saída dos óvulos. 
A hora da inseminação estará próxima!
Para que o folículo se rompa também é tomada uma medicação injetável, assim o médico saberá que o óvulo estará por ali no momento da inseminação.

Então é marcado o tão esperado dia!!

Você e o maridex vão a clínica, geralmente eles marcam para ele chegar mais cedo, para que faça o colhimento dos espermatozoides, fui chique né pessoal no termo "colhimento dos espermatozoides", no português claro, o maridex vai ter que se masturbar num potinho (pronto falei, hehe!). 
Existe um profissional, geralmente biólogo, que irá fazer a preparação e capacitação desses espermatozoides. Vai retirar qualquer substância que impeça eles de nadarem livremente até o óvulo, e também vão dar um "tipo redbull" que deixarão os espermatozoides mais agitados, doidinhos para chegar até o óvulo.
Depois de tudo isso pronto, você a chamada para a sala do médico, e o procedimento é feito ali mesmo no consultório, deitada naquela maca em que é feito os exames ginecológicos. 
O médico faz uma lavagem vaginal com soro fisiológico para a retirada de muco, e posiciona o US para que possa verificar a posição certa do cateter cheio de espermatozoides capacitados e os injeta no seu útero!
E está feita a IA!
Você fica mais um tempinho deitada e rezando (era o que eu fazia!), sonhando com o lindo encontro dos espermatozoides com o óvulo!
Depois o médico de dá mais um remédio para fazer uso durante esse período pós IA, e também a requisição mais esperada, a do Exame BetaHCG quantitativo, que revelará se vocês engravidaram...
Meus médicos sempre falavam, vida normal a partir de agora, mas cautela e canja de galinha nunca faz mal a ninguém! Então, não faça estripulias, e tentem conter a ansiedade durante esses 10 dias que estão entre a IA e o exame BetaHCG. 



Para quem passará por esse momento de reprodução assistida, muita luz e muita paz no coração, e lembre-se: "Deus está no controle!".

Bj Bj

P.S.:Gente, não entrei em detalhes em relação aos medicamentos pois cada médico tem um protocolo de medicação, claro, cada paciente é unica e reage de maneira diferente, e muitos medicamentos são ajustados durante o tratamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário