Mamy Antenada: Câncer de Mama! Outubro Rosa!!

Câncer de Mama! Outubro Rosa!!

Olá Pessoal!!

Todos já sabem que o mês de outubro é um mês de prevenção e conscientização do Câncer de Mama e nesse período além de vários monumentos serem coloridos com o rosa a Associação Brasileira de Portadores de Câncer promove várias atividades em diversas cidades (programação de atividades em Floripa *AQUI*) além de ter um "lema" para cada campanha, e a desse ano é "Faça valer a lei dos 60 dias", que garante aos pacientes com câncer o direito de começar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico.



Além das ações de detecção precoce, um mutirão de cirurgias plásticas e reconstrução mamária será realizado de 16 a 18 de outubro. 
A cirurgia de reconstrução mamaria é realizada em que toda mulher, que em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas amputadas ou mutiladas. É um direito, mas deve ter a recomendação do médico assiste a paciente, tanto o SUS como os planos de assistência à saúde privados têm a obrigação de prestar o serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama.
A cirurgia de retirada e reconstrução e podem serem feitas ao mesmo tempo, quando há indicação médica para tal, caso não haja possibilidade de reconstrução imediata, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia imediatamente após alcançar as condições clínicas necessárias. 

Como solicitar o benefício e outras informações muito importantes à portadores de outros tipos de câncer:

-Pelo SUS, o paciente pode agendar a cirurgia reconstrução mamária no local do tratamento. No caso de o paciente não estar mais em tratamento, o mesmo deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e solicitar o seu encaminhamento para uma unidade especializada em cirurgia de reconstrução mamária. Pelo Plano de Saúde, o paciente deve se consultar com o médico cirurgião plástico credenciado ao plano. 

-Vale lembrar que o paciente tem direito também a cirurgia plástica de correção de eventual assimetria entre a mama afetada pelo câncer a mama saudável, para assim manter a proporção estética entre ambas as mamas.

-Toda mulher, a partir de 40 anos de idade, tem direito à realização de mamografia. (Lei Federal 11.664/2008). 

-Todas as necessidades dos pacientes devem ser cobertas pelo SUS que é universal e gratuito, isto é, independente de qualquer tipo de contribuição, todos os cidadãos devem ter acesso ao mesmo. 

-Pelo SUS, todos têm direito de receber gratuitamente os medicamentos prescritos por ordem médica, inclusive os de alto-custo e quimioterápicos orais.

-É dever do SUS cuidar do paciente de forma integral, fornecendo-lhe todos os exames e tratamentos existentes.

-Crianças e idosos têm direito a acompanhante durante todo o período de sua internação.

-É direito do paciente: solicitar uma segunda opinião médica, podendo trocar de médico, hospital ou instituição de saúde. 

-É direito do paciente: ter acesso ao seu prontuário médico, podendo solicitar cópia integral dele. 

-Tramitam em regime de prioridade, os processos judiciais e administrativos que tiverem como parte ou interessado paciente com câncer.

-Pacientes com câncer têm prioridade para receber créditos decorrentes de ações judiciais contra a Fazenda Pública. 

-Pacientes com câncer permanentemente incapazes para o trabalho podem ter direito a indenizações decorrentes de contratos de seguro de vida e aposentadoria privada. 

-O paciente com neoplasia maligna tem direito de iniciar o tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), num prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que foi firmado o diagnóstico em laudo patológico. Considera-se cumprido o prazo, se até 60 dias, o paciente já estiver realizado cirúrgica ou iniciado a radioterapia ou a quimioterapia, conforme o caso.

-Os planos de saúde não podem negar a cobertura de quimioterapia oral, ainda que o tratamento seja realizado na casa do paciente. 

-Pacientes com câncer têm prioridade no recebimento de créditos judiciais contra o Estado (Precatório).

-Plano de Saúde não pode limitar valor do tratamento. 


Sabemos que o Câncer é uma doença muito séria, e devemos estar atentos a qualquer sintoma que ele possa dar. 
O autoexame de mama é o primeiro passo a ser feito, posteriormente a mamografia, caso você tenha idade ou pré requisito para faze-la.  

Você já fez seu autoexame? Mamografia? 
Estou indo agendar a minha...

Bj Bj

 


Fonte: AMUCC - Associação Brasileira de Portadores de Câncer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário