Mamy Antenada: Vacinação Hepatite B, disponível nos Postos!

Vacinação Hepatite B, disponível nos Postos!



O que é a hepatite:
é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento.
Geralmente é uma doença silenciosa, nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Formas de contaminação:
Em Adultos: Uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, o sexo sem preservativos e o descuido com materiais de tatuagem e manicure não devidamente limpos e esterilizados.
Em crianças: através do parto, onde o bebê entra em contato com o sangue infectado da mãe e através do sangue de alguma pessoa contaminada, como em transfusões.
Quase 90% dos recém-nascidos infectados por suas mães no parto tornam-se portadores crônicos, podendo transmitir a doença para seus parceiros durante a vida. Uma entre cada quatro crianças que contraem a Hepatite B de suas mães desenvolve câncer hepático ou cirrose.

Quem deve tomar a vacina:
Crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos.
Nas crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (2, 4 e 6 meses), que além de proteger contra o vírus, previne difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.
Nos casos de vacinação de prematuros e lactentes abaixo de 2 kg, está indicada uma quarta dose no esquema (0, 1, 2 e 7 meses), iniciando-se sempre a vacinação na maternidade, horas após o nascimento. A eficácia da vacina contra a hepatite B é superior a 95%. 

Como é feita a vacina:
Três doses de injeções intramusculares, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. 
Pessoas dos grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais da saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.

É importante lembrar que independente de Campanhas de Vacinação, essas vacinas sempre estão disponíveis nos Postos de Saúde, e são gratuitas!

Infelizmente não existe tratamento específico para essa doença. Por isso, o melhor a fazer é preveni-la com a vacinação.

Bora colocar a carteirinha de vacinação em dia... e não é só criança que precisa ter carteirinha de vacinação viu, adulto também!!

Bj Bj




Pesquisa:








2 comentários:

  1. tomei as minhas é muito importante sim
    e sempre olho se a carteirinha estar em dia

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, é muito importante estar com a carteirinha de vacinação em dia, não é?!
      A minha também está em dia! hehe!
      Bj Bj
      Pri Aitelli

      Excluir