Mamy Antenada: O Pós Operatório da Cirurgia de Endometriose

O Pós Operatório da Cirurgia de Endometriose

Olá Pessoal!!

No Diário de Uma Tentante da semana passada (post AQUI), uma leitora do Blog me pediu para falar um pouquinho do pós operatório da cirurgia de Endometriose:

Oi tudo bem? por favor será que vc poderia me informar como foi o seu pos operatorio da endometriose? eu tenho endometriose, não sei se profunda ou leve, vou começar um tratamento agora, e sei que vou ter que fazer a video, mais tenho muito medo de como será. se vc puder me fala um pouquinho da sua recuperação. obrigada!!!!


Então vamos lá! Achei muito legal essa pergunta, e vou relatar o que aconteceu comigo nas duas cirurgias por Videolaparoscopia que fiz, lembrando que cada caso é um caso e cada pessoa reage de forma diferente a recuperação da cirurgia e também depende do estágio em que a endometriose está, pois se ele é mais profunda, os médicos terão que mexer mais.

O ponto positivo dessa cirurgia é que você vai para casa no mesmo dia! Fiz as duas cirurgias no período da manhã e no final da tarde já estava liberada para dormir na minha caminha gostosa na minha casa, ou melhor, na casa dos meus pais!

Você sai do hospital com um barrigão enorme e 3 cortezinhos com 1 pontinho em cada corte (1 no umbigo e outros 2 bem na linha do biquíni). O porque do barrigão: os médicos injetam um gás para que sua barriga estufe um pouco e eles possam mexer os equipamentos. Mas fiquem tranquilas, depois de uns 2 dias tudo volta ao normal, o corpo absorve esse gás. Tive uma dor em baixo da clavícula, segundo o médico era por causa desses gases, mas nada que um remédio para dor não desse jeito.
A primeira semana é mais de repouso, mas você tem muita mobilidade, tomei banho sozinha, ía até a sala e cozinha e a alimentação era normal. Mas nada de estripulias! Por mais que você não tenha grandes cortes por fora, por dentro você foi mexida, cauterizada e tudo mais e nem pense em pegar peso!
Os pontos são retirados após uma semana ou 10 dias, na primeira cirurgia retirei no consultório médico e da segunda meu marido retirou em casa mesmo.
É importante lembrar de deixar os pontos sempre bem limpos sequinhos para que prolifere bactérias e infeccione. Depois dos banhos eu sempre secava o curativo de micropore com o secador de cabelo na temperatura morna. 

Fiquei afastada do trabalho por aproximadamente 30 dias (na primeira 30 e na segunda 20) e também não podia fazer atividade física (tipo academia!). Depois foi vida normal!

Uma das coisas que me marcou na recuperação, logo que saí da sala de cirurgia e estava na enfermaria de recuperação foi uma certa dificuldade de respirar (isso na minha segunda cirurgia), lembro de uma voz bem longe me falando: "respira fundo Priscilla!" e eu puxando o ar com todas as minhas forças, deveria ser a enfermeira falando comigo, hehe. 


Assim a gente fica no centro Cirúrgico! Ainda bem que anestesiada!!


Se vocês tiverem alguma outra pergunta ou duvida sobre a cirurgia podem deixar aqui na caixa de comentários, ou enviar para o email mamyantenada@gmail.com que eu respondo, ou se precisar de alguma pergunta mais técnica e específica pergunto para o meu médico!

Um grande beijo 












41 comentários:

  1. Boa cards eu tenho endometriose nap sei o grau Mai ja you fazendo is frames pra mi. Operar vai retirar men utero


    ResponderExcluir
  2. Fiz cirurgia de endometriose dia 28 de junho de 2016 e depois de 5 meses voltei a fazer academia e a trabalhar, porém de vez em quando sinto umas pontadas e um pouco de dor repentina, trabalho em loja e para ir para o estoque tenho que subir escadas, não sei se é por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!!
      Seria legal você conversar com seu medico a respeito do assunto!
      Um grande beijo

      Excluir
  3. Olá. Bom dia. Fiz minha segunda cirurgia de endometriose dia 02/02/17. A primeira fiquei 4 dias internada, pois os focos de endometriose eram maiores e precisaram retirar um pedaço pequeno da minha bexiga e fiquei com sonda por 15 dias. Então a primeira foi bem complicada. Já nessa segunda foi bem mais tranquila, o médico me deu alt no mesmo dia e repouso por 10 dias. Retirei os pontos após 12 dias e já me liberou para tudo, retorno ao trabalho, atividade física, etc. Disse q posso levar uma vida normal após retirada dos pontos. Até achei estranho, mas se o médico disse, então está bem! Com 18 dias já voltei para academia. Senti uma leve dorzinha na região pelvica, mas acho que era pq fiquei alguns dias parada, sem fazer força no abdômen.
    Mas vale lembrar q cada caso é um caso. Nessa minha segunda cirurgia foi mais leve, por isso q a recuperação foi mais tranquila. Mas converse com seu médico sobre repouso, retorno ao trabalho e atividade física. Pois o sucesso da cirurgia depende de uma ótima recuperação. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, cada caso é um caso!! Que bom que se recuperou rapido!! beijokas!!!

      Excluir
    2. Nossa, enfim achei um relato parecido com o meu caso. Tb tirei uma pequena parte bexiga. Ainda tô com sonda, tem 5 dias de cirurgia, ainda tenho dores dos gases. Tirei o útero, trompas e parte da bexiga. Acordei no pós cirúrgico, com uma dor louca, chorei e gritei, voltei ao Cc e coloquei um cateter peridural, fui pra uti e fiquei lá por 3 dias. Usei bomba de morfina pra aliviar as dores. Sofri muito. O médico disse que não era uma reação esperada. Que tive hipersensibilidade a dor. Acho que se deve ao medo que eu estava. Devia ter ido mais tranquila. Ainda dói pra virar na cama, e as dores de baixo da clavícula, vai e volta. Estou bem medicada, mas o procedimento trás muito incomodo. Não é tão simples quanto parece.

      Excluir
  4. Olá acabei de fazer a cirurgia agora no dia 09 os médicos disseram que era grande pois estava pegando intestino e talvez teria de fazer histerectomia fiquei muito preocupada e chateada pois não tenho filho .Mas foi tudo normal fiquei 3 dias internada com sonda .E cinta após retirar os pontos podemos usar pois estou barriguda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força aí amiga, é uma recuperação um pouco chatinha mesmo. Eu fiquei inchada por um bom tempo, mas depois tudo volta ao normal!! Força e fé aí!!
      Bj Bj
      Pri Aitelli

      Excluir
  5. Olá acabei de fazer a cirurgia agora no dia 09 os médicos disseram que era grande pois estava pegando intestino e talvez teria de fazer histerectomia fiquei muito preocupada e chateada pois não tenho filho .Mas foi tudo normal fiquei 3 dias internada com sonda .E cinta após retirar os pontos podemos usar pois estou barriguda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ficar inchada após a cirurgia! Consulte seu médico sobre a utilização de cinta, mas aos poucos o organismo absorve e a vida volta ao normal!
      bj bj
      Pri

      Excluir
  6. Olá fiz minha cirurgia faz 6 dias meu abdômen está inchado é isso me incomoda pq estou cheia de gases, como devo fazer minha Alimentação o que posso e o que não posso comer para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal se sentir inchada nos primeiros dias, é injetado gás para que possam fazer a cirurgia! mas se o desconforto te incomoda é bom conversar com o médico! Evite alimentos que produzam mais gases no sistema digestório: brocolis, batata doce, etc!
      bj bj

      Excluir
  7. Olá fiz minha cirurgia faz 6 dias meu abdômen está inchado é isso me incomoda pq estou cheia de gases, como devo fazer minha Alimentação o que posso e o que não posso comer para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficamos inchada por causa dos gases injetados e da cirurgia em si. Meu médico disse que o inchaço passaria com o tempo e que era para evitar alimentos que pudessem produzir mais gases! Bj Bj

      Excluir
  8. Como foi o ciclo menstrual após a cirurgia de vídeo laparoscopia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Sangrei após as cirurgias, mas depois disso meus ciclos vieram "normais"...

      Excluir
    2. Eu senti muita cólica na primeira,foi muito ruim! A segunda ainda senti bastante,mas um pouco mais fraca que a primeira e as outras seguintes,foram diminuindo.

      Excluir
  9. Boa tarde! Fiz a cirurgia agora dia 20/10, estou super incomodada para dormir, não consigo nem sentar que a barriga doi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom procurar um médico, não é normal sentir dor!!

      Excluir
  10. Poxa ,soube agora que também vou precisar fazer...chateada pois já sofria há tempos é nenhum médico teve a sensibilidade de desconfiar que seja isso... resultado ...agora é profunda ... cirurgia chateada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, vai dar tudo certo! Ainda bem que alguns médicos estão se atualizando e descobrindo os casos de endometriose!! Boa sorte na sua cirurgia!! Bj Bj

      Excluir
  11. Olá fiz minha cirurgia dia 14/12/17 para a retirada de um teratoma no ovário direito.
    Desde então sinto muita dor no lado esquerdo,que foi por onde o teratoma saiu.
    O médico disse que a dor é normal,mas me mandou procurar um PS,fiz isso ontem onde me solicitaram um exame de sangue e urina para verificar se não havia alguma infecção,graças a Deus não deu.
    Queria saber por quantos dias vc sentiu dores?
    Fiz uma bariátrica tem 6 meses e não senti dor desse jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi diferente nas 3 cirurgias que fiz, a primeira eu senti mais. Mas cada pessoa é um caso, pra você ver: tô sentindo dores com a colocação do DIU Mirena... Mas é sempre bom procurar um médico e ver certinho. Bj Bj

      Excluir
  12. Olá! Parabéns pelo site, e obrigada pelo carinho, me ajudou muito no pré operatório.Fiz a cirurgia dia 10 de janeiro e estou bem, não muito inchada mas ainda com sonda e vou ter que ficar + uma semana. Ainda não consegui evacuar e estou com muito medo dessa hora, será que tem problema com a sonda?

    Obrigada
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen!!
      Fico feliz que goste do site!!
      É #tenso né?! Mas vai dar tudo certo, já deu!!
      Dá medo de fazer tudo, mas vale perguntar pro médico se é vida normal que segue!!
      Grande beijo

      Excluir
  13. Sim muita dor a abacho da costela nuita dificudade pra respira. 11dias e ta enchado. E tor com diarea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom verificar com seu Médico!!
      Eu tinha dores no ombro, que era reflexo dos gases!!
      Mas vale perguntar pro médico!!
      beijo beijo

      Excluir
  14. Olá meninas, meu nome é Paula tenho 28 anos, e ainda não tenho filhos, descobri que tinha endometriose com 27 anos, através de um biópsia, feita na videolaparoscopia, pois meus exames de imagem sempre davam normais... depois de 5 meses da 1 vídeo a endometriose voltou... mais estava fazendo tratamento com allurene e o médico que me acompanhava na época resolveu mudar e tentar com a injeção gossorelina... que é aplicada na barriga embaixo do umbigo.... porém mesmo todos tratamento e estar sofrendo com os efeitos colaterais a endometriose voltou... e atingiu outros órgãos... troquei de médico refiz meus exames e novamente as imagens foram sugestivas.. falava que tinha pouco foco na bexiga e no útero... agendei uma 2 vídeo... me organizei e fui fazer.. porém quando o médico introduziu a câmera viu que a realidade era outra além da doença estar profunda... tinha muita aderência... ele tirou as aderências fechou e tive que reagendar depois de 60 dias uma nova vídeo pois já havia atingindo parte do intestino... hoje estou com 14 dias que fiz, tirou 15 cm do intestino (perto do reto), limpou útero, canal
    Da urina, trompa e ovário esquerdo... mais por incrível
    Que pareça estou me sentindo bem...
    Nesse tempo, o que mais veio na minha cabeça e o sentimento de gratidão que estou de não ter desistido de descobrir o porquê d tantas dores... foram 7 anos até descobrir que tinha endometriose... depois que descobri troquei de médico duas vezes, por não me sentir segura e amparada.
    Hoje trato com um especialista, meu plano de saúde cobre boa parte dos custos... me sinto mais confiante e melhor assistida.

    Desejo que todas encontrem esse apoio, pois nos sentimos mais fortalecidas pra vencer!


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula!!
      Que relato!!
      Essa é a vida de uma portadora de endometriose no Brasil, a saga por um diagnóstico correto, médicos com pouco conhecimento na doença!!
      É bom quando somos acolhidas por um especialista que nos entende e nos dá um diagnóstico e tratamento precisos!!
      Março é o Mês de Conscientização sobre a Endometriose!!
      É otimo ler esses finais felizes!!
      beijo beijo

      Excluir
  15. Olá, fiz a cirurgia dia 03/02/18, hoje fazendo uma semana, uma cirurgia grande e profunda, não foi só por vídeo, teve que abrir também, e queria saber se já posso dormir de lado, só estou dormindo de barriga pra cima.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente fica com muito medo do pós operatório né?!
      Penso que se você se sente confortavel em dormir de lado podes tentar... se sentir alguma dor, converse com seu médico!!
      beijo beijo

      Excluir
  16. Ola fiz a vídeo a 16 dias meu retorno é daqui uma semana ainda, ainda to com pontinho transparente, deve tirar no retorno né
    Estou com dificuldades pra dormir pois ainda estou dormindo de barriga pra cima, depois de quanto tempo pode deitar de lado? Estou sonhando com isso kkk
    Obrigada Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, eu sonhava em dormir de barriga pra baixo!!
      Tente deitar de lado, se sentir desconforto converse com seu médico. Mas acho que vais conseguir!!
      Beijo Beijo

      Excluir
    2. Oi Mariana tudo bem?
      Eu tbm sentia esse desconforto, e colocar um travesseiro ou uma almofada grande entre as pernas ajudava bastante. Bjos estimo melhoras!

      Excluir
  17. Oi meninas, tudo bem?
    Vou contar meu caso é espero que possa ajudar alguém.
    Há dois anos eu tento engravidar e não consigo. Passei com uma médica por 1 ano e meio e infelizmente ela não pediu os exames certos para ver se eu tinha ou não tem endometriose. Cheguei a fazer 2 coitos programados (aquele que vc toma a injeção para o estimular a ovulação e depois tem dia certo para ter a relação). Enfim, isso só fez piorar as dores que eu sentia do lado esquerdo. Só que a médica falava que era “normal” e não investigou. Enfim, cansada de ter dor eu procurei uma outra médica e ela descobriu (tinha na bexiga, vagina, intestino e até na coluna). Fiz a cirurgia no dia 7/2/17, faz um pouco mais de 15 dias. A cirurgia foi bem sucedida e o médico disse que já estava comprometendo vários órgãos, mas graças a Deus não precisou tirar parte do instestino. A recuperação foi boa e eu sentia só um pouquinho de dor, nada demais, o que me incomodava era a barriga inchada e os gases (normal pós cirurgia). Mas não se iludam, estar boa por fora não é estar por dentro, por isso, repouso absoluto, principalmente nos 15 primeiros dias. Bom, voltei a trabalhar com 15 dias (ou seja, quinta passada) e no dia seguinte fiquei menstruada (estou no 3 dia de menstruação). Tive cólica no primeiro dia e no segundo piorou, além do fluxo está absurdamente maior ao que era. Essa noite vazou e sujou até minha cama. Estou tomando buscofem e Tylenol. O médico comentou que as dores não somem do nada, será algo gradativo. Então só me resta esperar rs. Como tudo ainda está muito recente, suponho que essa cólica seja por causa disso.
    Quanto às tentativas para o engravidar, ainda não posso, pois o médico pediu para eu esperar umas 3 semanas, pq como minha endometriose estava tbm na vagina, pode ser que eu sinta dor.
    Ele me aconselhou e fazer à fertilização já! Tipo nem esperar para ver se eu engravido sozinha, já que sou tentante ha 2 anos. Enfim, na sexta tenho médica marcada (a que descobriu que eu tinha endometriose e tbm é especialista em fertilização). Pq o médico que me operou é outro. Vou ver o que ela fala. O que não quero é ter dor, já não aguento mais isso, e se pra não ter mais a forma for fazer o tratamento (fertilização ou inseminação) e vou fazer. Vou contando para vocês. Um super beijo e estarei aqui pra ajudar quem ainda está passando por isso, assim como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, estar bem por fora não significa que está bem por dentro!!
      Veja as possibilidades qto as formas de terem filhos, pensem com calma!! Vai dar tudo certo!!
      bj bj

      Excluir
  18. Esqueci de alguns detalhes... fique internada 3 dias. E foram 3 furinhos bem pequenos + no umbigo. Levei alguns pontos, mas já tirei na consulta de retorno que foi quarta passada. Hj já estão bem sequinhos e só estou passando uma pomada pra cicatrização. Um ponto que faltou falar foi que a minha endometriose afetou alguns nervos e por isso eu sentia tanta dor do lado esquerdo. E desde que voltei da cirurgia, uma pequena parte da coxa esquerda, bem próximo a virilha, ainda está adormecida. Estou tomando cortisol para que volte. Vou ter que tomar por 1 mês. Já está voltando aos poucos e isso não me preocupa mais.
    Eu ficaria horas contando hahaha... bjao a todas

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz essa cirurgia de endometriose profunda e foi preciso tirar o útero e os ovários. E o curativo seu vc não fazia? Só secava até o dia de tirar os pontos? Eu to fazendo com álcool 70% e trampando com micropolio todos os dias qdo tomo banho até no dia de tirar os pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu nem tirei o micropore, só secava com o secador depois de molhar!!
      Bj Bj

      Excluir
  20. Olá meninas! Bom dia!Em primeiro lugar, Parabéns pela pág Mamy Antenada. Obrigada por compartilhar e permitir que compartilhemos de nossas experiências. Bom, relatando um pouquinho do meu caso....rs, hoje estou no 4° dia de pós operatório da videolaparoscopia. Sofria com cólicas intensas a mais de 17 anos, vindo descobrir a pouco mais de 4 anos que eu tenho adnomiose difusa e agora antes da vídeo nos exames constatou a endometriose no ovário esquerdo e a adnomiose severa... Infelizmente não tive tanta sorte com as duas médicas anteriores que de certa forma afirmaram que o único tto eficaz, era a retirada do útero. Me neguei em aceitar isso e continuei me dopando durante meses/anos com os inflamatórios não esteroidais.Graças ao bom Deus conheci a dra. atual responsável por descobrir que meu caso já estava avançando p piora... E prontamente seguimos juntas na busca desta melhora. Minha video foi bem tranquila, como no meu caso tenho adnomiose tbém, tive que tomar anestesia geral e a raqui, pq a lesão estav muito grande, infelizmente teve que retirar a tompra esquerda pq já estava totalmente desuniforme devido a endometriose. Ganhei 4 incisões, umbigo e 3 na linha do biquini, do lado equerdo foram dois pontinhos, pois era onde se localizava a maior parte do problema, cerca de quase 75% do útero comprometido. Enfim, fiquei um dia e uma noite internada. Não consegui mw virar p o lados na primeira noite, mas os outros dias foram mais tranquilos apesar do desconforto... Estou com uma tossinha chata, acho que a minha imunidade caiu e peguei um resfriado... Sinto bem o lado esquerdo ao tossir, mas é só. Infelizmente ainda não consegui fazer o número 2, a dra. me receitou dulcolax caso não conseguisse até o 3° dia, mas creio que de hj não passa...queira Deus...rs. Bom vou seguindo, caminhando lentamente e crente de que será uma nova história em minh vida... Desejo melhoras a todas e que Deus abençoe p que todas as mulheres que sofrem com isso, tenham a sorte que tivemos de encontrar pessas preparadas p ttar né. Saúde p nós é o que desejo. BeijOs no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, rumo a recuperação total!!
      Beijokas mil!!

      Excluir