Mamy Antenada: O Pós Operatório da Cirurgia de Endometriose

O Pós Operatório da Cirurgia de Endometriose

Olá Pessoal!!

No Diário de Uma Tentante da semana passada (post AQUI), uma leitora do Blog me pediu para falar um pouquinho do pós operatório da cirurgia de Endometriose:

Oi tudo bem? por favor será que vc poderia me informar como foi o seu pos operatorio da endometriose? eu tenho endometriose, não sei se profunda ou leve, vou começar um tratamento agora, e sei que vou ter que fazer a video, mais tenho muito medo de como será. se vc puder me fala um pouquinho da sua recuperação. obrigada!!!!


Então vamos lá! Achei muito legal essa pergunta, e vou relatar o que aconteceu comigo nas duas cirurgias por Videolaparoscopia que fiz, lembrando que cada caso é um caso e cada pessoa reage de forma diferente a recuperação da cirurgia e também depende do estágio em que a endometriose está, pois se ele é mais profunda, os médicos terão que mexer mais.

O ponto positivo dessa cirurgia é que você vai para casa no mesmo dia! Fiz as duas cirurgias no período da manhã e no final da tarde já estava liberada para dormir na minha caminha gostosa na minha casa, ou melhor, na casa dos meus pais!

Você sai do hospital com um barrigão enorme e 3 cortezinhos com 1 pontinho em cada corte (1 no umbigo e outros 2 bem na linha do biquíni). O porque do barrigão: os médicos injetam um gás para que sua barriga estufe um pouco e eles possam mexer os equipamentos. Mas fiquem tranquilas, depois de uns 2 dias tudo volta ao normal, o corpo absorve esse gás. Tive uma dor em baixo da clavícula, segundo o médico era por causa desses gases, mas nada que um remédio para dor não desse jeito.
A primeira semana é mais de repouso, mas você tem muita mobilidade, tomei banho sozinha, ía até a sala e cozinha e a alimentação era normal. Mas nada de estripulias! Por mais que você não tenha grandes cortes por fora, por dentro você foi mexida, cauterizada e tudo mais e nem pense em pegar peso!
Os pontos são retirados após uma semana ou 10 dias, na primeira cirurgia retirei no consultório médico e da segunda meu marido retirou em casa mesmo.
É importante lembrar de deixar os pontos sempre bem limpos sequinhos para que prolifere bactérias e infeccione. Depois dos banhos eu sempre secava o curativo de micropore com o secador de cabelo na temperatura morna. 

Fiquei afastada do trabalho por aproximadamente 30 dias (na primeira 30 e na segunda 20) e também não podia fazer atividade física (tipo academia!). Depois foi vida normal!

Uma das coisas que me marcou na recuperação, logo que saí da sala de cirurgia e estava na enfermaria de recuperação foi uma certa dificuldade de respirar (isso na minha segunda cirurgia), lembro de uma voz bem longe me falando: "respira fundo Priscilla!" e eu puxando o ar com todas as minhas forças, deveria ser a enfermeira falando comigo, hehe. 


Assim a gente fica no centro Cirúrgico! Ainda bem que anestesiada!!


Se vocês tiverem alguma outra pergunta ou duvida sobre a cirurgia podem deixar aqui na caixa de comentários, ou enviar para o email mamyantenada@gmail.com que eu respondo, ou se precisar de alguma pergunta mais técnica e específica pergunto para o meu médico!

Um grande beijo 












11 comentários:

  1. Boa cards eu tenho endometriose nap sei o grau Mai ja you fazendo is frames pra mi. Operar vai retirar men utero


    ResponderExcluir
  2. Fiz cirurgia de endometriose dia 28 de junho de 2016 e depois de 5 meses voltei a fazer academia e a trabalhar, porém de vez em quando sinto umas pontadas e um pouco de dor repentina, trabalho em loja e para ir para o estoque tenho que subir escadas, não sei se é por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!!
      Seria legal você conversar com seu medico a respeito do assunto!
      Um grande beijo

      Excluir
  3. Olá. Bom dia. Fiz minha segunda cirurgia de endometriose dia 02/02/17. A primeira fiquei 4 dias internada, pois os focos de endometriose eram maiores e precisaram retirar um pedaço pequeno da minha bexiga e fiquei com sonda por 15 dias. Então a primeira foi bem complicada. Já nessa segunda foi bem mais tranquila, o médico me deu alt no mesmo dia e repouso por 10 dias. Retirei os pontos após 12 dias e já me liberou para tudo, retorno ao trabalho, atividade física, etc. Disse q posso levar uma vida normal após retirada dos pontos. Até achei estranho, mas se o médico disse, então está bem! Com 18 dias já voltei para academia. Senti uma leve dorzinha na região pelvica, mas acho que era pq fiquei alguns dias parada, sem fazer força no abdômen.
    Mas vale lembrar q cada caso é um caso. Nessa minha segunda cirurgia foi mais leve, por isso q a recuperação foi mais tranquila. Mas converse com seu médico sobre repouso, retorno ao trabalho e atividade física. Pois o sucesso da cirurgia depende de uma ótima recuperação. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá acabei de fazer a cirurgia agora no dia 09 os médicos disseram que era grande pois estava pegando intestino e talvez teria de fazer histerectomia fiquei muito preocupada e chateada pois não tenho filho .Mas foi tudo normal fiquei 3 dias internada com sonda .E cinta após retirar os pontos podemos usar pois estou barriguda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força aí amiga, é uma recuperação um pouco chatinha mesmo. Eu fiquei inchada por um bom tempo, mas depois tudo volta ao normal!! Força e fé aí!!
      Bj Bj
      Pri Aitelli

      Excluir
  5. Olá acabei de fazer a cirurgia agora no dia 09 os médicos disseram que era grande pois estava pegando intestino e talvez teria de fazer histerectomia fiquei muito preocupada e chateada pois não tenho filho .Mas foi tudo normal fiquei 3 dias internada com sonda .E cinta após retirar os pontos podemos usar pois estou barriguda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal ficar inchada após a cirurgia! Consulte seu médico sobre a utilização de cinta, mas aos poucos o organismo absorve e a vida volta ao normal!
      bj bj
      Pri

      Excluir
  6. Olá fiz minha cirurgia faz 6 dias meu abdômen está inchado é isso me incomoda pq estou cheia de gases, como devo fazer minha Alimentação o que posso e o que não posso comer para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal se sentir inchada nos primeiros dias, é injetado gás para que possam fazer a cirurgia! mas se o desconforto te incomoda é bom conversar com o médico! Evite alimentos que produzam mais gases no sistema digestório: brocolis, batata doce, etc!
      bj bj

      Excluir
  7. Olá fiz minha cirurgia faz 6 dias meu abdômen está inchado é isso me incomoda pq estou cheia de gases, como devo fazer minha Alimentação o que posso e o que não posso comer para ajudar?

    ResponderExcluir