Mamy Antenada: Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

Olá Pessoal!!!

Noooossa, só consegui sentar na frente do computador agora, estava correndo com o Maridex!!
Ele passou mal a noite e hoje, depois de insistir, implorar, consegui carregar ele pro Hospital, nada grave, uma gastroenterite que o deixou acabado... tá ele lá dormindo e eu estou aqui no computador escrevendo pro blog e pagando conta... e ainda tem as coisinhas de páscoa me esperando ali na sala, para finalizar e depois postar aqui!

Então para entrar nesse clima de Páscoa, pois faltam uns 20 dias para ela, vou colocar aqui algumas curiosidades sobre a Páscoa e o que significam os seus símbolos.
Aproveito para deixar claro que esses símbolos podem ter diversos significados, dependendo a religião e o que está aqui são informações pesquisadas na internet, em diversos sites.


O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "Pessach", que significa "passagem", que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. 
Antigamente, no hemisfério norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. 


Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.










Ovos de Páscoa: também está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. 
Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. 
Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma, mas a versão mais aceita é a que com o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.


Cordeiro: É o simbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. 
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa. 









Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.












Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.









Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).










Girassol: como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.












Gente, eu não sabia que o girassol era simbolo da Páscoa, adoro essa flor, vou providenciar aqui pra casa para dar uma colorida na casa nessa Pré-Páscoa!

Bj Bj no coração






Nenhum comentário:

Postar um comentário