Mamy Antenada: Almoço da 6º feira Santa!

Almoço da 6º feira Santa!

Olá Mamys!!

Feriadão chegando, e nesse tem almoço especial, melhor dizendo dois almoços, o da Sexta Feira Santa, em que fazemos aquele belo prato a base de peixe; e o Almoço de Páscoa!

E aí?! Já pensou o que vai fazer???

Ontem passei pelo Mercado Publico aqui de Floripa e vi que ele estava L.O.T.A.D.O.... todo mundo a procura de um belo pescado para a sua sexta!

Sinceramente, não sei verificar se um peixe, na peixaria, está fresco, confio no vendedor, pois sempre compro nas mesmas vendinhas de sempre. Acho que algumas de vocês também não, não é?!

Mas separei aqui algumas dicas no que observar na hora da compra do peixe.

- De uma sondada em qual é o peixe da época. 
Sim minha gente, peixe é que nem fruta, tem época, época para ser pescado. Agora que está esfriando, os peixes "da estação" são: sardinha, tainha, anchova...
- Os olhos do peixe devem estar bem brilhantes, sem pontos brancos.
- As guelras (por onde o peixe respira) devem estar bem vermelhinhas.
- Sempre acompanhe a pesagem do produto.
- A carne deve estar bem consistente. Quando o peixe está passando do ponto a carne fica flácida. Se quiser fazer um teste, pressione o peixe com o dedo, se não ficar marca ele está fresco.
- O ideal é comprar o peixe inteiro, pois só assim você poderá verificar esses pontos, e depois pedir para cortar do modo que melhor preferir.
- Se você comprar o peixe fresco e não quiser prepara-lo no mesmo dia, terá que tomar alguns cuidados: Não deixe o alimento exposto fora da geladeira por muito tempo. Guarde o peixe embrulhado na geladeira e cozinhe-o dentro de 24 horas.O peixe comprado congelado que não for usado imediatamente deve ser guardado no congelador, dentro da embalagem original. Antes de comprar o peixe congelado é importante observar se há sinais de derretimento ou recongelamento. A embalagem deve estar intacta, o que indica um bom armazenamento. Nunca congele de novo o peixe descongelado.


É bom lembrar que consumir algum tipo de peixe pelo menos duas vezes na semana é muito saudável, o alimento possui nutrientes indispensáveis ao organismo, como: cálcio, potássio, selênio, ferro, iodo, cobalto, vitaminas e proteínas. Alguns peixes, como o salmão, o atum e a sardinha são riquíssimos em ômega 3, uma gordura natural que ajuda a combater o excesso de colesterol nas artérias.

E para finalizar... uma receitinha para inspirar!!

Filé de Peixe com Batatas Gratinadas - Tudo Gostoso

Fonte: Tudo Gostoso


Ingredientes:

- 4 filés de peixe (linguado, badejo, cação ou pescada amarela) temperados com sal pimenta do reino e suco de limão;
- 250 g de camarões pequenos cozidos em água e sal ou caldo de camarão em tablete e meio copo de vinho branco e escorridos;
- molho branco (você pode comprar em caixinha ou fazer, como preferir!);
- 4 batatas cozidas em água e sal inteiras e cortadas ao meio no sentido do comprimento;
- Queijo catupiri;
- Salsa a gosto.

Preparo:

- Temperar os filés de peixe e deixar descansar por uns 15 minutos mais ou menos;
- Retirar do tempero, secar e passar na farinha de trigo, retirando o excesso de farinha;
- Fritar os filés em frigideira com um pouco de margarina;
- Depois de fritos colocar num refratário e reservar;
- Colocar em cima de cada filé um pouco do camarão cozido;
- Cobrir os filés com molho branco um pouco mais grosso do que o normal
- Enquanto isso vá cozinhando a batata;
- Escavar cada metade das batatas para fazer uma barquinha misturar essa batata que retirou com catupiry e salsa picada rechear cada metade com esta pasta, depois, polvilhar com farinha de rosca e queijo ralado;
- Colocar as metades da batata ao lado dos files no refratário levar para gratinar por uns 10 minutos;
- Sugestão para acompanhar fazer um arroz com o caldo do cozimento dos camarões e juntar se quiser brócolis alho e óleo ao arroz.

Espero que tenham gostado das diquinhas e receita!!

Aqui em casa, minha mãe foi intimada a fazer o Arroz de Polvo da família, que geralmente é feito no Natal, mas esse ano a "ligeira" se escapou me colocando na cozinha para fazer o Arroz Vermelho com Peito de Peru e Nozes... o que também vale compartilhar com vocês a receita numa próxima vez!

Bj Bj

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário