Mamy Antenada: Hoje é Dia de Vacinação!

Hoje é Dia de Vacinação!

Ministério da Saúde


Bom dia Mamys!!!

Atenção Mamys de meninas entre 11 e 13 anos, começa hoje (10/03/14) a Campanha de Vacinação contra o HPV, que provoca alguns tipos de câncer, entre eles o de colo de útero, que é o quarto tipo de câncer que mais mata as brasileiras.

Para proteger as nossas meninas pré-adolescentes é preciso tomar três doses da vacina. A primeira aplicada agora, a segunda daqui a seis meses. E a terceira em 5 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi determinada essa faixa etária para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imunológica. 

Essa vacina será distribuída de forma gratuita em postos de Saúde e também nas Escolas. Mas para tomar a vacina nas escolas, as meninas deverão ter a autorização de pais e responsáveis.





Para entender melhor o HPV:

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto - é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

No entanto, vale ressaltar que o uso da camisinha ainda é imprescindível, apesar de a vacina possuir uma eficácia de 98,8% contra o câncer de colo de útero. Para receber a vacina é necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS, além de preencher um formulário. Este pode ser preenchido antecipadamente para adiantar o processo.




Mas Mamys e Gravidinhas, fiquem atentas vocês também tem que se prevenir e se proteger, através de uso de preservativos e fazendo exames periódicos de papanicolaou.

Bj Bj





Nenhum comentário:

Postar um comentário