Mamy Antenada: Gestante segura no Carro!

Gestante segura no Carro!

Bom Dia Mamys e Futuras Mamys!!!



Estar grávida não é motivo de mudança de rotina, salvo ocasiões especiais onde se faz necessária para a saúde do bebê e da futura mamy.
É como dizem por aí: Gravidez não é Doença!
Mas alguns cuidados são fundamentais para a segurança de todos, como o correto uso do cinto de segurança.
Uma gestante saudável pode dirigir tranquilamente enquanto espera a chegada do bebê,l também porque as mulheres costumam trabalhar até os dias que antecedem o parto, é tanta correria com os últimos preparativos para o nascimento do filho e o mundo não para.
Mas alguns médicos consideram que a partir da 36ª semana (8º mês) não é mais recomendável que a gestante continue ao volante, pois pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento.

Você sabia que até 1997, o Código de Trânsito Brasileiro impedia as mulheres grávidas de dirigir a partir do quinto mês de gestação?? Acreditava-se que a partir desse período o bebê estaria mais agitado na barriga, podendo desviar a atenção da mãe, e que os reflexos da mulher durante a gravidez se tornam mais lentos e os riscos de acidente aumentam. Mas isso é passado e no atual código de Transito não há nenhuma restrição no que se refere à esse assunto.

Maaaas é altamente recomendável que alguns cuidados sejam redobrados.

Muitas mulheres acreditam que a compressão do cinto sobre a barriga pode causar prejuízos para o bebê, mas se acha ruim com ele, pior sem ele!
É o cinto que prende a mãe ao banco e evita que ela se choque contra o volante e o painel em caso de batidas, o que poderia provocar o aborto do bebê. O cinto de segurança se for corretamente usado, não traz nenhum desconforto ou implicação para a gravidez. 

Então a dica: 

- Sempre use o cinto de segurança de “três pontos”. Mesmo no banco de trás é esse o modelo de cinto que deve ser usado.
- Sempre use o cinto de forma que a faixa diagonal cruze o meio do ombro, passe entre as mamas e lateralmente à barriga. Nunca sobre ela!
- Sempre use o cinto de segurança de maneira que a faixa subabdominal seja posicionada o mais baixo possível, na parte superior das coxas e ao longo dos quadris.
- Nunca use o cinto com folga excessiva ou de forma que comprima a barriga.
- Nunca coloque toalhas ou almofadas entre o cinto e o corpo.
- Nunca passe a faixa diagonal sob o braço ou a axila.
- Nunca sente sobre a faixa subabdominal para utilizar somente a diagonal.
- Quanto à posição do volante, ele deve estar o mais elevado possível – se houver regulagem da coluna de direção, deve estar afastado do abdomem pelo menos 15 centímetros.
- Não exceda o período de duas horas ao volante e dê algumas paradas no caminho para alongar os músculos do corpo (A grávida não deve dirigir por longos períodos para evitar estresse, hipoglicemia, dificuldade de retorno venosos e inchaço nas pernas).

Lembre-se: Independentemente da distância que você vai percorrer (de carro), use sempre o cinto de segurança.

Esses são dois vídeos bem rapidinhos e explicativos de como deve ser a posição do cinto de segurança nas Gestantes!




Bj Bj



fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário