Mamy Antenada: Dia Mundial da Síndrome de Down

Dia Mundial da Síndrome de Down

Olá Mamys!

Hoje é um dia Lindo!! 

Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado hoje, 21 de março, data esta que faz alusão à Trissomia do Cromossomo 21 (21/3 ou 3/21... como escrevemos a data), pois as pessoas que têm a Síndrome de Down possuem mais 1 cromossomo no par 21. 

É um dia feliz de esclarecimentos sobre a Síndrome, e um Vídeo muito lindo está circulando na internet (me acabei de chorar aqui vendo! emoções a flor da pele!). Uma mulher envia um e-mail para uma associação de pessoas com deficiência. Ela vai ter um bebê com Síndrome de Down e confessa: está com medo, e pergunta: “Que vida terá meu filho?”. A linda maneira que a associação encontrou de responder a essa e a tantas outras mães que passam pela mesma angústia de receber um diagnóstico sem saber exatamente o que ele significa, foi este vídeo.


 


Aqui no Brasil, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais também realiza ações para esclarecer, incentivar a inclusão e promover a cidadania de pessoas com deficiência intelectual.

A APAE possui um programa especial chamado Momento da Notícia, que consiste em atendimento imediato, com orientações para os pais sobre o diagnóstico e os potenciais que a criança com Deficiência Intelectual pode desenvolver.

"O programa é realizado por outros pais, de forma voluntária, além de psicólogos. Uma pesquisa realizada com novos integrantes do grupo mostrou que:
-83% identificaram que a vivência com outros pais pode contribuir para sua própria vivência;
- 75% dos pais entrevistados indicam que a participação nos grupos ajuda a lidar com a questão da notícia/diagnóstico.

Os dados indicam que a preocupação da família quando recebe a notícia pode ser amenizada pela troca de experiências com aqueles que já conhecem o dia a dia das pessoas com a Síndrome. E elas não são poucas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há 300 mil brasileiros vivendo com essa deficiência. 

O Conselho Nacional de Saúde recomenda que, pelo menos até a fase de alfabetização, essas crianças devem ter uma educação como a de qualquer outra. E, no vídeo acima, jovens e adultos com a Síndrome também fazem questão de explicar como serão os próximos anos de quem está diante dessa realidade. “Querida futura mamãe, seu filho poderá ser feliz, como eu sou. E você também será feliz. Não é verdade, mamãe?”, indagam os participantes. A pergunta é seguida por uma sequência de abraços afetuosos e emocionantes." (Fonte: Correio Web ).

Estou louca para assistir ao Filme Colegas, ele foi lançado ha 1 ano, e é protagonizados por atores com Síndrome de Down. Foi vencedor de cinco Kikitos de Ouro, incluindo o de melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e também vencedor do prêmio de Melhor Filme Brasileiro e do troféu Juventude, ambos eleitos pelo público.

Sinopse: Colegas é uma divertida comédia que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme "Thelma & Louise", resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de três sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pokk) quer casar e Márcio (Breno Viola) precisa voar. Em uma viagem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires, eles se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira de cinema.



Para saber onde encontrar a APAE mais próxima, visite o site: www.apaebrasil.org.br

Para saber mais sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, acesse: www.worlddownsyndromeday.org


Bj Bj




Nenhum comentário:

Postar um comentário