Mamy Antenada: Teste da Linguinha

Teste da Linguinha

Olá Mamys!

Você conhece o teste da Linguinha?? Confesso que eu não conhecia, até me deparar com uma reportagem no Jornal Diário Catarinense (do dia 25 de Janeiro de 2014). Então vou compartilhar o que li por aqui...

Imagem Google


Está se discutindo, e já passou na Câmara e está indo para o Senado, a obrigatoriedade de um teste em recém-nascidos para detectar uma alteração na membrana que conecta a língua ao assoalho da boca; e isso está gerando discussão entre pediatras e fonoaudiólogos.
O projeto de lei irá exigir a realização do "teste da linguinha" por profissionais de saúde em todas as maternidades no país.
A Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irene Marchesan, afirma que a entidade tomou essa iniciativa porque é comum o atendimento de crianças mais velhas com problemas de fala por falta de diagnóstico quando eram bebês.
"Problemas que começam pequenos como esse acabam passando despercebidos pelos médicos." Outra vantagem de realizar o teste no recém-nascido, segundo ela, é evitar dificuldades de amamentação que podem ser causadas pela falta de movimentos da língua.
Mas o que é feito quando esse problema é detectado?? 
Um corte simples da membrana resolve o problema, afirma Irene. E esse Projeto de Lei que torna esse teste obrigatório não prevê a exigência de realização desse corte, mas o procedimento já é feito no SUS.
Irene Marchesan afirma que "Se o corte é feito depois que a criança já não fala bem, a fala nunca vai ficar perfeita".

Do outro lado está a Sociedade de Pediatria de São Paulo, que é contra a aprovação da lei, pois segundo um parecer da entidade, afirma que o exame da cavidade oral já é realizado rotineiramente pelos pediatras e que a lei criaria uma despesa desnecessária. E ainda alegam que a alteração no frênulo (membrana que conecta a língua ao assoalho da boca) raramente causa problemas para a amamentação, e a correção pode ser feita mais tarde, não na maternidade.
Eduardo Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que tornar o teste obrigatório pode levar a cirurgias desnecessárias de corte da membrana.
Mário Roberto Hirschheimer, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, cita estudos americanos que dizem que só 12% dos casos diagnosticados realmente precisam do corte.
Segundo ele, outros testes que já são rotina em recém-nascidos, como o do pezinho, são exigidos porque, sem o diagnóstico e o tratamento precoces, há consequências imediatas para a criança.

Mas os fonoaudiólogos negam, já que o projeto não prevê que um especialista realize o teste. Para Marchesan, da sociedade de fonoaudiologia, os médicos só pensam assim porque não precisam lidar, anos depois, com problemas de fala irreversíveis apresentados por crianças e adultos.

A fonoaudióloga Roberta Martinelli, criadora do teste da linguinha, afirma que a técnica não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes. "Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção".
Ela diz que ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema. A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele. O procedimento completo dura cerca de dez minutos e a criança não precisa ficar internada.



Discussões à parte... no meio estão pais com seus filhotes... aaafff, confesso que já estou ficaria preocupada... mas como tudo na vida é observação, principalmente o aprendizado, ficaria de olho bem aberto nos sinais que o filhote apresentaria (caso não tenha sido feito esse testezinho), como a mamada e observação da fala mesmo (se ele tivesse na fase da falação, hehe)... e também teria uma conversa bem franca com o pediatra, para fazer esse teste!
Então Mamys, fiquem atentas!!!



Vídeo sobre o Teste da Linguinha - Youtube


Essa é a Fan Page do Facebook para maiores informações sobre o teste: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário