Mamy Antenada: Como fazer Feijão!

Como fazer Feijão!

Olá Meninas!!!

É... você não está tendo alucinações!
Hoje a Dica de Culinária é como fazer o nosso Feijãozinho de cada dia, muitas podem até pensar, mas quem não sabe cozinhar um feijãozinho?? Te digo que Muuuuuuuitas, eu mesma até sair de casa (fiz isso com 23 anos na cara!) não sabia... e se você ainda não se aventurou pelo mundo das panelas, é uma boa oportunidade para começar!



Assim, existem várias formas de cozinhar o feijão, e com o tempo você vai aperfeiçoando a receita. Primeiramente vou escrever pra vocês como eu faço o feijão aqui em casa, e depois vou dar umas dicas para fazer o feijão para as crianças.

Eu uso:
- 1/2 Kg de feijão, você pode escolher a cor de feijão que você quiser: preto, vermelho, branco... todos são ótimos!
- Carnes para o feijão: eu uso linguiça defumada pura, lombinho e bacon.
- 1 cebola picada.
- 4 dentes de alho picado.
- Salsinha e cebolinha a gosto.
- Sal a gosto.

Como eu faço:
- Escolho o feijão, cato os que estão meio sujinhos e quebradinhos (e se por ventura encontrar alguma pedrinha também tiro, é amigas, vocês podem encontrar pedrinhas!)
- Coloco o feijão de molho na água (tem gente que deixa de um dia para o outro, eu geralmente deixo umas 2 a 3 horas).
- Enquanto isso, coloco para ferver em água (para tirar um pouco do sal e gordura) a linguiça e o lombinho, troco a água umas 2 vezes.
- Quando essa etapa estiver concluída, numa panela de pressão (é amigas, não precisam ter medo, quando manuseada adequadamente ela é super segura!) coloco o feijão (ah, escorre aquela água que você deixou de molho) e as carnes que foram fervidas (também sem a água da fervura!) e coloco o dobro de água da quantidade de feijão.
- Fecho bem a tampa e levo ao fogo alto até começar a chiar, depois abaixo o fogo e deixo por 30 minutos.
Dica Importante: se você for comprar um feijão de uma qualidade superior, o tempo de cozimento é menor, uns 20 minutinhos é o suficiente. Aprendi quando fiz feijão branco, ficou uma papa!
- Depois desse tempo, deixe sair a pressão da panela naturalmente. Caso não tenha paciência de esperar, faça o seguinte: coloque a panela (fechada) em baixo da torneira ligada e puxe o pino da pressão até que não saia mais som de chiado. Só aí então abra a panela.
- Numa outra panelinha, frite o bacon, doure a cebola e o alho, coloque sal (eu geralmente coloco 1 colher de sobremesa, porque vai salgar toda a panela que você cozinhou) e com uma concha coloque umas 3 conchadas (bagos e caldo) nessa misturinha. Amasse os baguinhos de feijão (isso vai soltar o amido e deixar o caldo mais grossinho), deixe ferver um pouquinho.
- Despeje essa misturinha no restante do feijão e deixe ferver mais um pouco.
- Prove para ver se está no seu gosto de sal.
PRONTO... seu feijãozinho tá pronto!



Diquinhas para quem vai fazer feijão para crianças:
- Deixe o feijão de molho em água com o suco de 1/2 limão, pois o limão elimina as substâncias que causam gases e tornam o feijão indigesto para algumas pessoas.
- Não utilize as carnes no feijão, você pode substituir por algumas verduras ou legumes, enriquecendo o valor nutritivo desse prato.
- Se você for congelar as porçõeszinhas é legal que a faça sem tempero, e quando você tirar para servir para o filhote você tempere.

Bj Bj




As delicias do Dudu


Nenhum comentário:

Postar um comentário