Mamy Antenada: Desenvolvendo Habilidades Motoras

Desenvolvendo Habilidades Motoras

Olá Mamys!

Coordenação Motora é a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento como: pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar. Para a realização desses movimentos o corpo utiliza vários sistemas: sistema muscular, esquelético e sensorial, reagindo assim através de ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.

A coordenação motora é dividida em:
Coordenação motora grossa: onde verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas. É o desenvolvimento de movimentos mais rudes que permitem à criança dominar o corpo e espaço. 
Coordenação motora fina: verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés, necessitando de movimentos mais precisos, delicados, como: desenhar, pintar, manusear pequenos objetos.

Cabe a você papy e mamy desenvolver essas habilidade, bem como os professores (se seu filhote já frequenta a creche e escolinha), através de estímulos para trabalhar a motricidade.
Essas são algumas ideias de atividades para serem realizadas com as crianças para estimular a motricidade fina, e podem ser feitas com materiais encontrados em casa mesmo! Mas não se esqueça, as brincadeiras devem ter a supervisão dos adultos, pois em algumas delas são utilizados objetos pequenos. 














Achamos o Blog da Terapeuta Ocupacional Johanna bem interessante com atividades e dicas para o desenvolvimento das crianças, inclusive sobre o tema Habilidades Motoras.
No Pinterest Mamy Antenada tem mais dicas e inspirações de atividades para o desenvolvimento das crianças!

Bora estimular e desenvolver a coordenação da criançada!!!

Bj Bj













Nenhum comentário:

Postar um comentário