Mamy Antenada: Aaahhh lá lá ô ô ô...

Aaahhh lá lá ô ô ô...

Ai que calor ô ô ô ô...

Não sei por aí... mas aqui dá pra fritar um ovo no asfalto!!! E não apareceu nem uma chuvinha no final de tarde para refrescar, o que só vai acontecer no findi!!
No jornal de hoje saiu uma reportagem bem interessante que vale ser compartilhada com vocês. Alguns Mitos e Verdades:

- Usar roupas claras amenizam a sensação de calor?
DEPENDE. Geralmente achamos que a cor preta absorve e retem o calor e a branca reflete os raios solares, proporcionando a sensação de frescor; mas se usado perto do colo o calor pode refletir para o rosto e provocar a sensação de abafamento. Nessa época é importante a escolha de tecidos que permitam a transpiração, ou que tenham perfurações (como a renda).

- Bebês sentem menos calor que os adultos?
MITO. Sentem tanto calor quanto! O mesmo não acontece com o frio (sentem mais frio que adultos). Em dias de muito calor o ideal é deixar a criança somente de fraldas. Bebês em frase de amamentação podem solicitar por mais vezes o peito da mãe, pois sentem sede, e o leite materno é o melhor nutriente para a criança e evita a desidratação durante o verão.
Aqui em casa o jujuba tem tomado uns 3 banhos por dia, e ficado só de cuequinha ou shorts!

- Sorvete e picolé ajudam a refrescar?
VERDADE. Mas não por muito tempo, provocam sensação de frescor imediado. O indicado é fazer picolés em casa, com suco natural de frutas.

- Faz mal dormir com o ventilador ou ar-condicionado ligado a noite inteira?
DEPENDE. Se o ar condicionado mantiver a temperatura estável (em torno de 23 graus) não há risco a saúde. O que faz mal é quando há o ressecamento do ar (quando está muito frio), podendo causar irritação nas vias respiratórias. O mesmo vale para os ventiladores. O problema se agrava quando a pessoa já teve problemas respiratórios anteriores.

- Colocar gelo ou água próximo ao ventilador ajuda a diminuir a sensação térmica?
VERDADE. Uma bacia de água, gelo ou mesmo uma toalha molhada ajudam a aumentar a umidade do ar, reduzindo a sensação de calor; mesmo que não esteja do lado do ventilador.

Bora lá preparar um picolézinho, pegar uma bacia com gelo, ligar o ventilador e o ar-condicionado... e se der ficar com menos roupa possível!!!


Imagem Google


Bj Bj

fonte: Jornal Diário Catarinense, de 22 de janeiro de 2014.



2 comentários: