Mamy Antenada: A Importância do Ácido Fólico!

A Importância do Ácido Fólico!

Olá Mamys Gravidas e Futuras Mamys!

Todas as mulheres que pensam em engravidar ou que estão grávidas começam a pensar um pouco mais na alimentação, tentando fazer o seu melhor para o desenvolvimento adequado do filhote.
Um dos elementos que fazem parte da listinha do bem da futura mamy é o Ácido Fólico, geralmente adotado quando a mulher "apenas pensa" em engravidar, até o terceiro mês de gestação.

Mas o que ele é e para que serve?

O Ácido Fólico é uma vitamina do Complexo B (B9), encontrado no: espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas, gema de ovo.








Sua ingestão previne a má-formação do tubo neural, que é o sistema nervoso "primitivo" do feto, e posteriormente irá se transformar no cérebro e medula espinhal. Isso acontece nas primeiras 4 semanas de gestação, e o não fechamento do tubo neural pode causar anencefalia (não formação do cérebro) e espinha bífida (não fechamento da medula espinhal). 



A ingestão do Ácido Fólico previne mais da metade as chances de alterações do tubo Neural, mas vale relembrar que o fechamento do tubo neural se dá nas primeiras 4 semanas, por isso da importância da ingestão do ácido fólico anterior a gestação.

Só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico sendo recomendado uma suplementação. A quantidade indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 0,4 mg/dia.




Além da má-formação do Tubo Neural o ácido fólico também previne no bebê doenças do coração, trato urinário e fissura lábio-palatal; e nas Mamys; doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.

Pesquisando achei... Ácido Fólico também previne o Autismo...




Sempre vale lembrar que antes de tomar qualquer medicação deve-se consultar o médico!
E, uma alimentação balanceada é sempre um bom começo para qualquer gestação!

Bj Bj




Nenhum comentário:

Postar um comentário