Mamy Antenada: Fraldas Diversas x Fraldas Ecológicas

Fraldas Diversas x Fraldas Ecológicas

Bom dia Mamys!!!

Sol brilhando lá fora e eu em casa, esperando ansiosa a ultima dose da "Vacina do Papai", assim que chegar tenho que aplicar. Mas estou nervosa pois hoje tem "Paralisação Nacional", e estou com medo que não chegue ou que eu não consiga chegar até ela (moro em Floripa, no continente, e a entrega e aplicação é no trabalho do meu marido, na ilha - fato que só tem uma ponte de ligação ilha continente e ela pode ser fechada pelos manifestantes) #cabeloempé!

Após o dilema vamos ao assunto do post - FRALDAS
Essa semana aconteceu um fato bem engraçado! Comecei a pesquisar sobre fraldas descartáveis, tamanhos, variedades, melhor, pior, quantidade e verifiquei um universo paralelo no mundo dos bebês - O universo das Fraldas!!
Ele é dilema para muitas mães, principalmente as de primeira viagem! Qual comprar (ou pedir no chá de fraldas), qual o tamanho, qual usar durante o dia, qual a noite, meu bebê vai desenvolver alguma reação alérgica a esse tipo de fralda???? São tantos pontos de ??? que fica difícil na hora de decidir!
O mais aconselhável é conversar com mães que estejam passando por esse momento e verificar as marcas que elas mais gostaram (que os filhos melhor se adaptaram).  
Quanto ao tamanho a ser comprado, verifiquei nas pesquisas e pela experiência da Mamy Tati, que é utilizado muito pouco o tamanho RN (também vai depender do tamanho que seu pimpolho nascerá), pouco o tamanho P, e o mais utilizado (por mais tempo) são os tamanhos M e G. 
A blogueira Paula de Suspiros da Paula, postou uma matéria sobre fraldas beeeem interessante também! Achei bem importante a constatação feita por ela, que o mesmo tamanho de marcas diferentes não possuem o "mesmo tamanho", ela cita que o tamanho RN da marca Turma da Monica é menor que a RN da marca Pampers. Essa informação é valida pois se tivermos fraldas de marcas diferentes temos que nos atentar em qual usar primeiro para não perdermos pacotes de fraldas fechadas por não servirem mais nos pimpolhos!

Outra dica bem legal que encontrei são as calculadoras de fraldas, você pode fazer o calculo de quantos pacotes de fraldas você deve adquirir de cada tamanho.
No site Guia do Bebê, você pode colocar o peso do pimpolho e o período (numero de dias) e ela calcula a quantidade de fraldas necessárias. Para as Mamys mais controladas (o que todas elas são), tem também nesse site a Calculadora do preço Unitário das Fraldas. Pois a gente sabe que cada marca coloca um numero diferente de fraldas no pacote.
No site da Pais e Filhos também têm a Calculadora de Fraldas, e lá você tem a opção de escolher se é para o Chá de Fraldas ou para um Período. Para Chá de Fraldas você coloca o número de convidados e a quantidade de pacotes que você quer que cada convidado traga e a Calculadora...calcula (fato, hehe) o número total de pacotes RN, P e M... 
Dica do nosso Blog: tamanhos RN e P serão usados muito poucos, você pode ir adquirindo aos poucos durante a gestação (tipo quando for fazer uma compra no Super aproveite para comprar um pacotinho de fraldo, e seu estoque começa a ser formado). Deixe para o chá de Bebê os tamanhos maiores! 
      
Agora vamos chegar num ponto em que tenho muito interesse (por ser Bióloga - eu Pri), as chamadas Fraldas Ecológicas. Sei que para muitas pessoas esse é um tema com pouca relevância, que a primeira coisa que se passa na cabeça é o PREÇO desses produtos Ecológicos, que muitas vezes é maior sim, devido aos produtos utilizados para a sua fabricação, tipo de tecnologia utilizada e cuidado com o tratamento e a destinação dos resíduos gerados.
Uma grande amiga minha, Andreia Amorim, também Bióloga e proprietária da Loja Eco Modas para Crianças (aqui de Floripa), postou no seu Face uma comparação bem interessante sobre Fraldas "Normais" e Fraldas "Ecológicas". E aí está o depoimento dela: 

"Minha experiência com Fraldas descartáveis ecológicas.

Meu nome é Andreia Silva Rosa Amorim e sou proprietária da loja ECO. Tenho dois filhos: um grande menino de quase 6 anos e uma linda bebê de 9 meses. 
No primeiro filho, cheguei a usar fraldas de pano, mas não consegui continuar até o fim.
Com a Helena, estou tendo a oportunidade de usar as fraldas ecológicas da Wiona.
Um dos principais motivos que tornei a minha loja ponto de venda da Wiona em Fpolis, foi por acreditar que fazendo isso, poderei contribuir para diminuir a pegada ecológica, tanto da minha filha quanto de outras crianças que vem a esse mundo.
Mas todo mundo fala que usar essas fraldas é muito caro. Então resolvi fazer os meus testes com minha pequena cobaia...rs
Usei as três fraldas (Wiona, Pampers Total Confort e Pampers Premium Care), marquei quantas fraldas usei por dia e fiz umas contas.
E no final das contas verifiquei que quem optar por usar a Wiona vai gastar a mais R$ 3,00 por mês!
Não vou nem falar aqui dos benefícios ambientais que essa fralda ecológica tem, além de não precisar trocar toda hora, do prazer de ver o bumbum sempre sequinho e sem vermelhões e pipocas, da quantidade de pomada que já deixei de usar, e da quantidade de lixo que deixamos de produzir.
Vamos falar aqui apenas de quantidade e preço."


Então Mamys, a diferença não é assim tãããããoooo exorbitante, e vale a pena lembrar dos benefícios ecológicos, pois é esse Mundo que vamos deixar para eles e são nossos exemplos que serão lembrados por eles!

Esperamos ter ajudado!!

Bj Bj
Pri Aitelli e Tati Zick Lopes

Genteeemmm...um p.s. agora:
A minha amiga Andreia é uma Profissional Especializada em Desenvolvimento Sustentável, com Multiformação; e não Bióloga como postei acima... 
Na minha modesta opinião, se quisesse, seria uma EXCELENTE Bióloga também!!! hehehe.
Bj a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário