Mamy Antenada: Chá de Bebê ou Chá de Fraldas!

Chá de Bebê ou Chá de Fraldas!

Mamys,

Tem coisa mais gostosa do que preparar uma festa para comemorar com amigos e família a chegada de um serzinho tão especial??? Não né!
É por isso e inspirada na minha amiga Jana Devi, que está a espera de Solano (que nascerá em outubro) resolvi dar algumas dicas sobre a Lista e Organização do Chá de Bebê!
Quando comecei a pesquisar sobre o assunto encontrei uma infinidade de coisas beeem legais e importantes, então pensei em dividir em vários post, para poder ficar mais organizado e menos cansativo de ler.
Então primeiramente: Qual a diferença entre esses dois “eventos”?

Chá de Bebê: é ideal para quem gosta de muita descontração e surpresas, pois se quiser, os presentes podem ficar totalmente ao gosto dos convidados (caso o convite não especifique o que cada um deve levar). Se você prefere escolher os itens que vai ganhar e também deseja facilitar a vida dos convidados, é recomendável especificar no convite o artigo que cada um deve levar (seja bem específica mesmo, dizendo a marca, o modelo, a cor e a quantidade desejada).

Chá de fralda: como o próprio já diz, todos os convidados devem presentear com pacotes de fralda descartáveis ou de pano, sendo ideal para as mamães que preferem escolher o enxoval pessoalmente. Esse evento tem sido a principal escolha entre as grávidas pois o bebê certamente necessitará de muitas fraldas diariamente até os 2 anos de idade, e elas representam uma das principais despesas com o pimpolho. É legal indicar no convite a marca, o modelo e o tamanho da fralda desejada. Vale lembrar que deve-se colocar pelo menos duas marcas diferentes de fralda descartável, porque seu bebê pode desenvolver alergia a uma marca específica (converse com algumas amigas que tiveram bebês e quais foram as marcas mais utilizadas por elas), peça também tamanhos diferentes (RN e P são usadas por poucos meses). Além das fraldas, pode-se também pedir outros artigos de higiene, como lenço umedecido, algodão, cotonete, shampoo, sabonete, etc.

A quantidade de coisas que podemos dar e pedir num chá de bebê são infinitas, desde as coisas mais básicas e essenciais para o cuidado do bebê, até mimos tecnológicos que facilitarão a vida da Mamy. E é importante ressaltar que o que pode ser importante para uma Mamy pode não fazer falta para outra. Então cada Mamy pode a partir de uma lista geral e personalizar a sua, verificando sempre o que já foi comprado ou ganhado, e a época em que o bebê irá nascer (inverno ou verão).
Para quem gosta de fazer (e tem habilidade e tempo para isso) tem muitas dicas de como fazer convites, lembrancinhas e decoração em vários sites. Vou tentar colocar pelo menos um exemplo de cada e deixo no final os sites que eu pesquisei, nos que der já faço o link direto para o site.

Neste primeiro post teremos o Planejamento da Festa e a Sugestão de Lista de presentes, lembrando novamente que cada Mamy deve adequar a lista a sua realidade (ao que já comprou e ganhou ou quer ainda ganhar).

1. Planejamento (1 ou 2 meses antes):
Você tem que ter em mente onde você irá realizar o Chá de Bebê ou Fraldas (sua casa, salão de festa de uma amiga, buffet infantil).
Pense em uma data para o evento, sendo ideal que seja combinado para um final de semana, para que todos possam participar. Lembre-se que os melhores meses para a Mamy Gravidinha realizar o chá de bebê ou fralda é o 7º ou 8º mês de gestação.
Defina o orçamento, que tipo de festa quer fazer e quanto poderá gastar com isso.
Crie a lista de convidados, lembrando que hoje em dia o Pai do Bebê e amigos dele também podem participar do evento.
Decida sobre o tema da festa e se fará Chá de Bebê ou Fraldas.
Comece a pesquisar sobre o tema e a verificar o que poderá confeccionar (convite, decoração, lembrancinha), o que levara a uma certa redução no orçamento da festa.
Providencie ou confeccione o convite e determine o que cada convidado deve levar. Não esqueça de especificar quantidade, cor, marca e tamanho, pois universo infantil é muito amplo (hehehe). Quando houver mais de um convidado em uma mesma casa (mãe e filha ou duas irmãs), não se envergonhe em pedir um presente para cada uma. Lembre-se que o evento é realizado para as pessoas que você gosta comemorarem com vocês (Mamy e Papy) a chegada do pimpolho.
Entregue o convite em mãos, pelo correio ou internet.
Nesse mundo virtual que estamos vivendo encontrei o site Invitebox, infelizmente não é grátis mais uma graça! Fiz um convitinho de modelo e para ver como funciona: é bem fácil de utilizar e editar (modelos muito lindos!). Você escolhe o modelo do convite, personaliza, cria uma conta (com a criação você ganha 15 créditos), lista os convidados (e-mails) para quem deseja enviar e envia. Você gasta 1 credito por cada convite enviado (para cada pessoa que enviar). O valor mais barato é para 50 créditos, valor R$ 19,90. (colocar o modelo).
Achei um site para enviar e gerenciar seu o evento (convidados) grátis: é o Webvites, bem fácil de utilizar e tem a opção de colocar a lista de presentes. Bem legal, vou tentar fazer o convite online para i niver do meu Pai, conto pra vocês depois como foi!

Aqui no Mamy Antenada fizemos uma lista de Enxoval + Chá de Bebê, com toooodos os itens que achamos importante para o filhote e mamãe. Como falamos no post sobre compra do Enxoval, você pode começar a comprar os itens mais caros e sempre verificar e anotar aquilo que já comprou ou ganhou, deixando para o chá de bebê itens mais baratinhos e as tão importantes Fraldas!!!

Esperamos ter ajudado nessa primeira etapa da Organização do Chá de Bebê, logo logo vamos postar as outras etapas!!!

Bj Bj












2 comentários:

  1. Oi Mamy, tudo jóia? Ficamos muito felizes que você tenha gostado da InviteBox e do nosso serviço de convites online. Obrigado por lembrar da gente! Estamos à disposição!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tudo bem por aqui! Graças a Deus!
    Adoramos o InviteBox!
    Bj Bj

    ResponderExcluir