Mamy Antenada: Junho é o Mês da Festa Junina!

Junho é o Mês da Festa Junina!

Olá Mamys!

Como Junho é o mês da Festa Junina, a sugestão de atividade para o findi é montar com o seu pimpolho uma festa Junina e chamar os coleguinhas para participa e também ajudar. Vale envolver a criançada na preparação de atividades para a festa e também no preparo das guloseimas!

Vamos nos divertir!!! 
Êita nóis, arraiá bão demais sô!!!



Receita para fazer com a Criançada:


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 e 1/2 xicará de leite em pó (sem preparar, só o pó)
  • Chocolate granulado para enfeitar
  • Manteiga para untar as mãos
Preparo:
Usando uma colher de pau, misture bem todos os ingredientes em uma tigela, até formar uma massa homogênea. Unte as mãos e faça os brigadeiros no tamanho que achar mais conveniente. Passar no chocolate granulado.
A receita rende aproximadamente 30 brigadeiros.

Para Decorar a Festa:

Você pode pedir as crianças para ajudar também na decoração da festinha!
Basta Jornal ou Revista usada, cordão, cola, tesoura sem ponta e barbante. Com esses materiais vocês podem confeccionar bandeirinhas e correntes (cortar a folha em tiras, colar uma ponta na outra fazendo elo, a próxima tira você passa por dentro do primeiro elo já colado, e cola as pontas). Além disso a criançada têm folego pra encher balões bem coloridos para enfeitar a festa.
Outra ideia é fazer cordões de pipoca, fazendo a pipoca e com uma linha 10 (linha de pipa) e agulha passar no meio da pipoca (para essa tarefa com agulha é interessante ter a supervisão de um adulto).
Vocês podem enfeitar as mesas com toalha xadrez, e colocar algumas frutas, verduras e legumes (abóbora, cenoura, batata, maçã, bergamota, milho verde e outras de sua preferência)
Quem quiser enfeitar vassouras a ideia é essa:

Você pode fazer lanternas de garrafa pet, dando uma luz especial a festinha das crianças.
Os doces, guloseimas podem ser servidos em folhas de bananeira, jarros, cesta de vime, jamelas panelas de barro, dando um clima especial a festa.
Para a fogueira vale fazer de papel laminado ou celofane pedindo para as crianças pegarem na redondeza gravetos para fazer a base!

Brincadeiras para a Festa Junina

Pular a fogueira:
Chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Corrida de três pés
Cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo
Compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
Tiro ao alvo
Tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Corrida com ovo na colher
Cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata- numa colher até chegar à linha de chegada.
Boca do palhaço
Desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.
Jogo das argolas
Coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 600 ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora. Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.
Pescaria

Pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes. Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia ou serragem. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.

Para você cantar com seu filho, ensine-o uma música Tipica de Festa Junina


PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.


CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá,
não vou lá.
Tenho medo de apanhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário