Mamy Antenada: Dicas de Leitura!!

Dicas de Leitura!!

Olá Mamys e Family em geral!!

Quem aqui nunca presenciou a seguinte cena: você fazendo suas compras tranquilamente no mercado, escuta um choro desesperado de uma criança e tem a impressão que alguém está espancando-a. Continua seu caminho e se depara com um serzinho esticado no chão, batendo pés e mãos, berrando em alto e bom som, porque quer, quer e quer determinado produto????
Na hora você para e pensa "Ah se fosse meu filho....." .... "cadê o pai ou a mãe desse pestinha??" .... "Ah um chinelo na bunda..."
Garanto pra vocês, que estes pensamentos passam na cabeça de 99% das pessoas que presenciam a cena e que os pais da figurinha realmente gostariam de se enfiar no primeiro buraquinho que encontrassem para evitar os olhares e comentários.
Na verdade, antes de ter minha filha, eu ABOMINAVA este tipo de comportamento e sempre dizia: "Filho meu nunca vai se jogar no chão..."!
Até que .... tive minha filha e adivinhem só o que ele fez na semana passado no meio do shopping??? Claro!!! Ela deitou no chão, em frente ao pet shop porque não queria ir embora!! Na hora, tive três tipos de arrepio e uma vontade imensa de levantar ela pela orelha dali, mas me controlei, dei aquele sorriso amarelo, catei a "fofucha" do chão e falei "no carro conversamos".
No trajeto até o carro, fiquei pensando no que falar pra ela, afinal ela só tem um ano e dez meses, será que me entenderia? Enfim, ao colocá-la na cadeirinha disse que se ela fizesse isso novamente, eu não sairia mais com ela. Ela deve ter me achado ridícula ao dizer isso (eu me senti ridícula).
Então, fui até a escola onde ela estuda e pedi umas dicas para a coordenadora pedagógica e ela comentou sobre o livro LIMITES SEM TRAUMA da Tania Zaguri.
Não sou muito fã de livros de dicas, mas me rendi a este! Achei muito bom! O livro "descomplica" o dia-a-dia da família e indica as necessidades das crianças em cada etapa do desenvolvimento, dando a base para realizar a mais difícil de todas as tarefas dos pais: dar limites aos filhos.
Uma coisa muito importante que li no livro e me ajudou muito a relaxar foi que a criança pode demorar até um ano para entender o NÃO! Por exemplo, se você diz pro seu anjinho "Não mexe aí", e ele sempre mexe, tenha paciência e persistência, pode levar um ano para ele entender que não é para mexer mesmo.
Outra coisa, os NÃOS tem que ter boas razões para serem ditos, por exemplo, algo que apresente risco para a saúde e integridade física do bebê. Acredite, você vai passar o dia dizendo NÃO mexe, NÃO sobe, NÃO pega isso, NÃO pega aquilo, que seu bebê vai achar que nasceu no lugar errado. É preciso filtrar o que realmente não pode.

Mas voltando ao assunto do mercado... comentei com minha sogra o episódio do pet shop e como ela é uma "Vovy Antenada", me deu de presente o livro CRIANÇAS FRANCESAS NÃO FAZEM MANHA - OS SEGREDOS PARISIENSES NA ARTE DE CRIAR FILHOS da Pamela Druckerman.

O livro é uma narrativa de uma jornalista americana vivendo em Paris que resolve investigar quais são as diferenças na criação das crianças francesas que fazem com que elas pareçam tão mais calmas e educadas que as crianças americanas. Nos anos em que vive em Paris, Pamela engravida e passa a criar seus próprios filhos com algumas das premissas francesas de educação infantil. Ali, ela se percebe dividida entre seus próprios conceitos e aqueles adotados por essa nova cultura da qual ela e família passam a fazer parte.
Ainda não comecei a ler este livro, mas achei bastante interessante.

Bom, alguém tem alguma outra dica? Divida conosco!

Bjbjbj

Tati Zick Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário