Mamy Antenada: Dica do Especialista

Dica do Especialista

Olá Mamys

Hoje inauguramos o Dica do Especialista!
Este espaço trará vários Especialistas (médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros) que abordarão temas diversos do Universo Mamy (futuras e presentes)!
Para começar, o nosso amigo e psicólogo Luciano da Rocha Fogaça, nos presenteou com um texto maravilhoso sobre: "Pai Gravido". 
Obrigada Luciano pela participação aqui no Mamy, és sempre bem vindo!

Bj Bj
Pri Aitelli

Pai grávido...
       Quem engravida e carrega o bebê durante os 9 (nove) meses de gestação é a mulher, no entanto, o pai tem um papel fundamental neste período.
A grávida durante a gestação passa por inúmeras transformações físicas e psicológicas. As variações hormonais no corpo da mulher, durante a gravidez, provocam profundas alterações, tanto físicas como emocionais. Lidar com elas é um dos principais desafios de qualquer casal que esteja esperando um bebê. Enjoos, indisposição e mudanças de humor, às vezes chora, outras vezes ri. Tal comportamento pode deixar o esposo confuso, inseguro ou até mesmo com ciúmes ou a própria mulher se sente insegura com a mudança do corpo e ela passa a ter ciúmes. O segredo, então, é o esposo participar, estar junto, ter paciência e compreensão com as instabilidades vivenciadas pela esposa.
  O papel do esposo durante a gravidez é ajudar a apoiar sua esposa em tudo aquilo que ela precisar. Ele deve desde o início acompanhar sua esposa às consultas médicas, transmitindo, assim, mais confiança e tranquilidade. Deve também escutar ou dar um colo a sua esposa, compreendendo os seus medos ou receios, afinal é um momento de transformações e incertezas, e a participação do esposo em todas as fases da gestação é fundamental para uma gravidez tranquila. O esposo deve dividir as atividades e compromissos, acompanhar a esposa na aquisição das roupinhas, na construção do quartinho, na escolha do nome, enfim realmente viver a gestação como se estivesse ele grávido, sonhando juntos, planejando cada momento futuro desse ser maravilhoso que está para chegar. E viva o maravilhoso milagre da vida.

Psicólogo clínico Luciano da Rocha Fogaça - CRP12/ 07179
Atendimentos: Florianópolis,Tubarão e Braço do Norte
Fone: (48) 96279010


Nenhum comentário:

Postar um comentário