Mamy Antenada: Dia Mundial do Meio Ambiente!

Dia Mundial do Meio Ambiente!



Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)! Esse dia serve para nos lembrar de agirmos em prol deste bem do qual dependemos! Dependemos sim (algumas pessoas pensam que não ainda?)!  
Hoje é dia de revermos nossos conceitos, de nos perguntarmos: "Estamos fazendo o que de certo? E o que de errado? Onde podemos melhorar?"
Lembrem-se Mamys, Papys e Família somos o exemplo para essas criancinhas que colocamos NESSE Mundo, e eles aprendem muito, mas muito mesmo, com nossos exemplos! Apenas termos um "discurso" ambientalista não surte tanto efeito quanto uma "ação" ambientalista.

Para que seu filho desperte a afetividade pelo meio ambiente e a natureza, proponha atividades que estimule a curiosidade e criatividade. Lendo no site da revista Crescer achei algumas dicas bem bacanas:

  1. Quando forem contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará, por exemplo).
  2. Proporcionem atividades em que as crianças possam tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explique que tudo faz parte da "mãe natureza".
  3. Apresente os diferentes animais e plantas que seus filhos veem apenas nos livros da escola levando-os a zoológicos, bosques, fazendas e sítios. 
  4. Envolva a criançada em atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda (uma pequena horta, uma árvore ou uma flor) para que a planta cresça e se desenvolva.   Sei que muitos moram em apartamentos, mas podemos começar com um vasinho de planta! 
  5. Como eles aprendem a guardar os brinquedos, os pimpolhos podem começar a separar os diferentes tipos de lixo, como o seco do úmido e aquelas sucatas que podem ser usadas para brincadeiras lúdicas (amontoar, encaixar, colorir). Assim, fica mais fácil explicar que aquele lixo terá uma nova utilidade e não será descartado na natureza. 
  6. Já é hora de explicar às crianças que elas devem fechar a torneira quando não estiverem escovando os dentes e que a luz deve ser desligada sempre que saírem do quarto ou do banheiro. 
  7. Outra dica: estimule seu filho a sempre usar os dois lados de uma folha quando estiver desenhando. 
Maaaas, como falado anteriormente, nada vale o discurso se a prática não existe!!! Então vamos praticar com nossos pimpolhos???


Para quem quiser começar a incentivar a criatividade, coordenação motora e simplesmente brincar com seu pimpolho, aí vai alguns riscos para colorir com o tema: MEIO AMBIENTE!
Não se esqueça: imprimir no modo "rascunho" para economizar tinta, se for em papel reciclato melhor, e aproveite para fazer outras atividade no verso da página! O Meio Ambiente agradece!






Nenhum comentário:

Postar um comentário